UAI EXTREMA EMITE CARTEIRA DO CIPTEA
A Unidade de Atendimento Integrado (UAI), órgão coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), tornou-se um serviço fundamental oferecido pela Câmara Municipal de Extrema aos cidadãos. Agora a população pode retirar na UAI de Extrema a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O serviço, inédito na região, teve início em agosto deste ano e pode ser feito mediante agendamento prévio nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG, terminais de autoatendimento e aplicativo MG App. A Câmara disponibilizou o atendimento via Whatsapp (35) 3435-2168 para mais informações.
A Ciptea é um documento com informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que contém seus dados e contatos do seu representante legal ou cuidador. Ao apresentar a Ciptea, o cidadão tem direito a pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Solicitação on-line
Os cidadãos que possuem a Ciptea também podem solicitar a alteração ou a renovação do documento de forma on-line, pelo Portal MG Cidadão. O login é pela conta Gov.br, que deve ter selo de verificação Prata ou Ouro para realizar o processo. “Ao entrar no portal, basta clicar na opção ‘Desenvolvimento Social’, no menu lateral direito, e selecionar o campo ‘Ciptea’. O próximo passo é clicar em ‘Alteração/Renovação da Ciptea’ e preencher os campos com as informações pessoais solicitadas. Depois disso as informações serão enviadas para análise da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG)”, explicou o gerente da unidade de Extrema, Thiago Cardoso. O usuário pode acompanhar o andamento da solicitação no próprio site e terá um retorno em até 10 dias úteis.