Reuniões da Câmara voltam a receber público com cuidados sanitários e limite de 30 pessoas
Legislativo retoma a participação popular com restrições rígidas
A Câmara dos Vereadores de Extrema aprovou durante a 2ª Sessão Ordinária da segunda-feira, 22/2, a Resolução Nº 221/2021 que dispõe sobre medidas de reabertura da participação popular a serem adotadas pelo Poder Legislativo da pandemia da Covid-19.
Além de exigir o uso obrigatório de máscara e apresentar espaço demarcado, aferição da temperatura na recepção do prédio, sinalização com fita zebrada, distanciamento social exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e álcool em gel, o cidadão contará com o apoio de uma equipe treinada na orientação para a ocupação das cadeiras disponíveis. A capacidade máxima será de 30 pessoas e a inscrição para a participação deverá ser feita, única e exclusivamente, pelo e-mail imprensa@camaraextrema.mg.gov.br
INSCRIÇÃO
O formulário de inscrição com a agenda atualizada das reuniões está disponível no link https://www.camaraextrema.mg.gov.br/cidadao-na-camara/ Lembrando que o processo de inscrição encerra-se impreterivelmente às 12h das segundas-feiras, que é o dia das sessões. Após o uso, a plenária passará por um processo de desinfecção. Vale lembrar que será criteriosamente respeitado o distanciamento de cada assento, como regra de enfrentamento da pandemia.
A adaptação social e os cuidados sanitários impostos à realidade ditada pela pandemia tornaram-se motivos maiores de preocupação principalmente em locais onde costuma existir certa aglomeração. A iniciativa adotada pela Câmara de Extrema tem como base o Decreto Municipal Nº 3.775/2020 que propõe regras necessárias à prevenção da disseminação do coronavírus em todos os espaços públicos. A comunidade poderá novamente participar das atividades legislativas e acompanhar de perto as decisões políticas do município que são debatidas nas sessões ordinárias e extraordinárias, nas comissões permanentes, especiais e de inquérito, pela Escola do Legislativo, além das atividades administrativas de atendimento ao público, de forma restrita, com observância das medidas sanitárias presentes na Resolução. Será rigorosa a participação popular porque a saúde da população e dos servidores públicos é a peça chave neste processo democrático.
A decisão foi apoiada pelos parlamentares e entra em implementação a partir da segunda-feira-feira, 1º de março, quando será realizada a 3ª Sessão Ordinária. Além de maior transparência das atividades legislativas, a Câmara de Extrema trabalha de forma efetiva para levar conhecimento à comunidade, prezando pela lisura dos atos institucionais e a participação cidadã no desenvolvimento social e político do município. As sessões também contarão com as transmissões ao vivo em seus canais oficiais.