SERVIDORES RECEBEM ORIENTAÇÃO PREVENTIVA SOBRE SAÚDE MENTAL
Na quinta-feira, dia 28, a Câmara Municipal de Extrema sediou a palestra “Setembro Amarelo – Ajudar pode estar ao nosso alcance”. O evento, realizado em parceria com uma operadora de plano de saúde, foi voltado aos servidores do Legislativo
Ministrada pela médica de Família e Comunidade e da Atenção Integral à Saúde, Bianca Meneghini Muschioni, a palestra faz parte da campanha de prevenção ao suicídio e abordou temas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade. Além disso, deu dicas sobre o que se deve ou não fazer na hora de abordar alguém que possa estar sofrendo por problemas emocionais.
De acordo com a palestrante, os fatores de risco que podem levar à tentativa de suicídio estão ligados a questões psicológicas, como perda recente de alguém próximo, traumas de infância, dinâmica familiar conturbada ou personalidade com traços de impulsividade e agressividade, por exemplo. Há ainda fatores relacionados à condições clínicas de risco, como doenças orgânicas incapacitantes, dor crônica, doenças neurológicas, entre outros.
“É importante abordar o tema sobre a prevenção ao suicídio para retirar vários mitos e trazer fatos sobre o assunto. Também é importante reforçar a questão dos transtornos mentais que podem influenciar, como a depressão e a ansiedade, e como isso reflete na saúde mental. Lembrando que houve um aumento em relação ao suicídio na sua prevalência e frequência, por isso, é tão importante falar sobre prevenção”, disse Bianca Muschioni.
O assistente de Recursos Humanos da Câmara, Helder Machado, considerou a importância desse tipo de iniciativa. “Palestras a respeito da saúde mental são importantes nas organizações e na nossa vida pessoal, pois, por não ser um problema físico, ser algo cognitivo, acaba passando despercebido e, muitas vezes, quando notado, a doença psicossocial já está em estado grave. Devido a isso, é de suma importância tratarmos deste tema para identificarmos em nós e nas pessoas que nos circundam e possibilitar o início do tratamento o quanto antes”, disse.
Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:
Shel Almeida
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623