SEGURANÇA, SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS FORAM TEMAS DA PROCURADORIA DA MULHER EM 2024
Criada em 2020, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Extrema estabelece um forte vínculo com a população com o objetivo de receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher para os órgãos competentes. Cabe ainda à Procuradoria fiscalizar programas municipais voltados à igualdade de gênero, cooperar com organismos para políticas de apoio às mulheres e promover pesquisas e eventos sobre violência e discriminação.
Em 2024, a Procuradoria da Mulher realizou 22 ações como palestras em empresas e escolas públicas e estaduais abordando temas sobre o impacto da pressão social e do trabalho na saúde emocional das mulheres, o fortalecimento da autonomia e autoconhecimento e emprendedorimos feminino. Foram atendidas 29 vítimas com uma grande parte desses casos ainda em andamento, refletindo a complexidade das situações. Também aconteceram palestras e workshops focados na capacitação para o mercado de trabalho. Além disso, a Procuradoria continuou a oferecer apoio e orientação jurídica para mulheres vítimas de violência abordando questões como assédio sexual, stalking e os desafios da equiparação salarial.
Ao longo dos últimos anos, o órgão figura-se com um conjunto abrangente de ações sociais que oferecem suporte às mães e mulheres com filhos autistas, além de promover a inclusão e a quebra de estigmas em torno do transtorno. Outras iniciativas da Procuradoria foram realização de eventos como a 1ª Conferência de Mulheres Empreendedoras e os Encontros das Mulheres Empreendedoras, que se tornaram momentos fundamentais para a troca de experiências, o empoderamento financeiro e o fomento ao empreendedorismo feminino. A orientação sobre educação financeirae os benefícios do MEI (Microempreendedor Individual) foram temas recorrentes nesses encontros, ajudando as participantes a tomar decisões mais assertivas em relação ao seu futuro financeiro e profissional.
“A Procuradoria da Mulher é um farol de esperança, onde cada ação, cada atendimento, e cada palavra são passos firmes na construção de um futuro mais justo, seguro e igualitário para todos.”, comentou Sidney Soares Carvalho (Walderrama).