
SALDO POSITIVO MARCA OS 100 DIAS DA ATUAL GESTÃO DA CÂMARA
Rafael Tita, presidente do Legislativo, aponta para números que revelam qualidade no atendimento ao cidadão
A Legislatura 2025-2028 da Câmara Municipal de Extrema traçou um balanço dos primeiros 100 dias de trabalho do ano com avanços significativos em diversas frentes. O período foi marcado pela aprovação de inúmeros projetos importantes voltados para as áreas de saúde, funcionalismo, mobilidade pública, assistência social, educação, segurança, direitos humanos e outros setores, além do fortalecimento do diálogo com a população e o investimento pautado na transparência e modernização.
Resultados Expressivos
A Secretaria Parlamentar da Câmara apurou que entre janeiro e 1º de abril deste ano foram apresentadas 435 Indicações. Também foram votados e aprovados 74 Projetos de Lei que impactaram diretamente a qualidade de vida dos munícipes. Dentre os avanços, destacam-se iniciativas voltadas para infraestrutura, além de políticas públicas focadas no desenvolvimento econômico e social. Ao total, foram aprovados 18 Requerimentos, três Projetos de Lei Complementar, quatro Projetos de Resolução e dois Projetos de Emenda à Lei Orgânica Municipal.
Conforme levantamento, passaram pela Casa do Cidadão 7.799 pessoas. Já no PROCON foram registrados 1.661 atendimentos. O UAI registrou Total geral: 4.463 atendimentos que envolveram a emissão de 2.675 Carteiras de Identificação Nacional (CIN) e 35 Carteiras da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Ainda foram feitas 196 recuperações da conta Gov.br e 184 emissões de Atestados de Antecedentes Criminais.
O presidente da Câmara, Rafael Silva de Souza Lima (Tita) ressaltou a importância do comprometimento dos vereadores com a qualidade de vida do extremense: “Nosso foco é sempre trabalhar para atender às demandas da população, garantindo que Extrema continue crescendo de forma organizada e sustentável.”, destacou.
Transparência e Participação Popular
A gestão tem investido em mecanismos de transparência para aproximar a população das decisões do Legislativo. Transmissões ao vivo das sessões, eventos institucionais e canais de comunicação direta têm permitido maior participação cidadã, o que fortalece o diálogo entre a Câmara e o munícipe. “Fazemos questão de ouvir as demandas da sociedade e transformar essas ideias em projetos concretos. A população é a grande protagonista do nosso trabalho”, disse Rafael Tita.
Para os próximos meses, os desafios são ainda maiores e incluem a ampliação dos serviços que são oferecidos gratuitamente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e no Procon. “A população pode continuar acompanhando as sessões e participações da Câmara Municipal por meio do site oficial e redes sociais. A transparência é fundamental para que possamos construir uma cidade melhor para todos”, pontuou o presidente da Câmara. Para ele, os 100 dias foram intensos, mas os avanços demonstram que Extrema segue no caminho certo rumo ao desenvolvimento e à qualidade de vida das famílias extremenses.
Outro importante marco na atual gestão foi a reestruturação do Setor de Licitação que trouxe maior dinamismo e agilidade aos processos que tramitam na Casa. Rafael Tita destacou ser fundamental a união da mesa diretora e dos demais gabinetes na busca por decisões e diálogos assertivos acerca das demanda que chegam ao Legislativo. ‘Nosso papel é promover políticas sociais capazes de possibilitar cidadania e condições primordiais para o bem-estar comunitário. Nestes 3 meses de gestão podemos contabilizar um período de intenso trabalho, pois os números demonstram comprometimento com a coisa pública. Estamos a todo vapor olhando com carinho e atenção as demandas e reivindicações da nossa população.”, frisou Rafael Tita.