
Recorde de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na UAI de Extrema
Unidade de Atendimento Integrado (UAI) emitiu 928 documentos em janeiro de 2025
A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Extrema bateu recorde no número de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) desde a sua inauguração. Foram emitidos 928 documentos em janeiro de 2025. Já em fevereiro o órgão emitiu 835 carteiras de identidade.
A CIN é o novo documento único de identificação dos brasileiros, utilizado como porta de entrada para diversos serviços públicos e benefícios sociais do governo, com o objetivo de simplificar a vida da população. Está disponível gratuitamente em formato digital e em papel, e possui QR Code, garantindo a segurança dos dados do cidadão.
A primeira emissão em papel da CIN é gratuita. A validade varia de acordo com a idade, sendo 5 anos para crianças de 0 a 12 anos incompletos; 10 anos para quem tem idade entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para idosos acima de 60 anos.
O gerente da UAI Extrema, Sérgio Gonçalves, ressaltou que o antigo documento, o RG, continua válido até 2032. “Porém, o munícipe pode solicitar a nova carteira de identidade a qualquer momento. Basta fazer o agendamento por meio do site mg.gov.br, pelo aplicativo MgApp ou no terminal de atendimento, localizado na Avenida Vereador José Ferreira, 41, Centro”, explicou.
Antes, para obter a CIN, os extremenses precisavam se deslocar para outras cidades da região, como Bragança Paulista ou Pouso Alegre. O documento passou a ser emitido em Extrema há pouco mais de um ano, através dos serviços oferecidos pela Câmara Municipal. Na época, na Casa do Cidadão. E, desde julho de 2024, na sede da UAI. Já foram emitidas mais de 5,3 mil vias durante esse período.
O atendimento na UAI acontece de acordo com o horário agendado no sistema e não por ordem de chegada. Por isso, a orientação é chegar com apenas 15 minutos de antecedência da hora marcada para o serviço. Precisa de mais informações? Ligue ou envie uma mensagem via WhatsApp para (35) 3435-2168 – não são realizados agendamentos por telefone. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara de Extrema