
Procuradoria da Mulher realiza ações de conscientização em Extrema
Órgão que faz parte da Câmara de Vereadores atua na defesa dos direitos das mulheres, na promoção da igualdade de gênero e no combate à violência doméstica
Abrindo as atividades do ano com uma ação especial em janeiro, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Extrema segue a todo vapor com as suas ações em 2025, atuando na defesa dos direitos das mulheres, na promoção da igualdade de gênero e na conscientização sobre o combate à violência doméstica.
Palestras sobre igualdade de gênero e saúde mental da mulher
Em janeiro, no Plenário Vereador Presidente César de Tarso Gomes Pinto, da Câmara de Extrema, um evento especial marcou a retomada das atividades da Procuradoria da Mulher no novo ano.
Na ocasião, foram promovidas palestras sobre os temas “Direitos e Igualdade de Gênero”, ministrada pela presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Extrema, Patricia Carneiro Ahualli, e “Saúde Mental e Mulher: Cuidar de Si para Transformar o Mundo”, com a psicóloga clínica e escolar, especialista em avaliação neuropsicológica, Lidia Cândida Matias Morais.
Campanha “Carnaval é Diversão! Não é Não!”
Visando promover um ambiente seguro e respeitoso durante a folia em Extrema, a Câmara de Vereadores, em parceria com a Procuradoria da Mulher, realizou em março a campanha “Carnaval é Diversão! Não é Não!”, com diversos meios e materiais educativos para conscientização.
A ação enfatizou a importância de respeitar os limites de cada pessoa, para que todos aproveitassem a festividade sem medo de assédio ou violência, reforçando o compromisso para um ambiente seguro, gentil e igualitário às mulheres e todos os foliões.
Evento em comemoração ao Dia da Mulher
Em parceria com a OAB de Extrema, a Procuradoria da Mulher participou em março de um evento em comemoração ao Dia da Mulher, na Casa da Advocacia.
A ação teve o intuito de valorizar a trajetória e as conquistas das mulheres na sociedade, reunindo palestras, exposições e uma troca de experiências para fortalecimento de laços e discussão sobre a importância da equidade de gênero.
Outras ações vão ocorrer no decorrer do ano. Fique atento aos canais oficiais da Câmara de Vereadores para mais informações. Os links podem ser encontrados no site: www.camaraextrema.mg.gov.br.
Procuradoria da Mulher
A Procuradoria da Mulher da Câmara de Extrema foi criada em 2020, com o objetivo de receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher, além de fiscalizar a execução de programas municipais que promovam a igualdade de gênero.
“Também realizamos campanhas educativas, atuando em parceria com organismos nacionais e internacionais e promovendo ações para enfrentar a violência e a falta de representatividade política das mulheres”, explicou a assessora da Procuradoria da Mulher, Thayná Azevedo.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa do Cidadão, que abriga a Procuradoria da Mulher, na Rua João Mendes, 67, Centro. Telefone para contato: (31) 97188-4158 – ligações e WhatsApp.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara de Extrema