Procon Legislativo indica sites e aplicativos que facilitam a vida do consumidor

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Procon Legislativo indica sites e aplicativos que facilitam a vida do consumidor

11/07/2022 | 16:14

Procon Legislativo indica sites e aplicativos que facilitam a vida do consumidor

Hoje em dia é cada vez mais comum que os cidadãos dependam da tecnologia para administrar determinadas áreas de sua vida, seja para acessar um aplicativo bancário, seja para assistir a cursos à distância ou meramente para se comunicar. Com isso, também surgiram plataformas na internet que podem ser muito úteis para o cidadão, que muitas vezes não chegam ao conhecimento do público.

Segundo Dra. Luísa Ortiz, gerente do Procon, a Câmara de Extrema reúne alguns sites e aplicativos que podem ser úteis para o consumidor, que são de fácil acesso e totalmente gratuitos.

São eles:

COPASA DIGITAL

A Copasa é a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, responsável pelo fornecimento de água em nosso município. O que muitos cidadãos não sabem é que já não é mais necessário procurar a agência presencialmente para solicitar atendimento. A plataforma da Agência Virtual da Copasa (https://www.copasa.com.br/wps/portal/internet) permite que alguns serviços sejam realizados de forma online, como solicitação de visita, segunda via de fatura, informar vazamentos ou falta de água e até mesmo renegociação do débito! Basta o titular da conta se cadastrar e acessar a plataforma, no aplicativo do celular ou no navegador da internet.

AGÊNCIA VIRTUAL DA ENERGISA

A Energisa é a empresa de distribuição de energia elétrica de nossa cidade. Da mesma forma que a Copasa, a Energisa permite que alguns serviços sejam solicitados através de seu Portal virtual, no site https://www.energisa.com.br/, sendo possível solicitar segunda via de faturas, renegociação de débitos, religação de energia, mudança de titularidade e muito mais, sendo necessário apenas o cadastro com os dados do titular da unidade consumidora.  

APLICATIVO DO SERASA

A Serasa Experian é uma marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. O site e aplicativo do Serasa (https://www.serasa.com.br/) permite que o consumidor, após cadastro, analise se possui negativações de dívidas, protestos em cartório, ações judiciais e também possibilita a negociação de alguns débitos direto na plataforma, gerando acordos e boletos para pagamento, retirando o nome da negativação em 5 dias úteis.

MEU INSS

A plataforma do INSS (https://meu.inss.gov.br/) é amplamente utilizada para múltiplos serviços, como dar entrada em requerimentos de auxílio-doença, aposentadoria e salário-maternidade.

Nele, os consumidores que já são beneficiários do INSS podem solicitar alteração de local de pagamento, cancelamento de contribuições associativas, emitir extratos de valores recebidos e também extratos de empréstimos consignado, para verificar se existe algum desconto ou contratação indevida em seu benefício.

CONSUMIDOR.GOV.BR

A plataforma do Consumidor.gov (https://www.consumidor.gov.br/) permite que o cidadão se comunique diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. É uma maneira simples e rápida de resolver problemas e conflitos quando já houve a tentativa amigável e esta não foi resolvida.

RECLAME AQUI

Seguindo a mesma lógica, o Reclame Aqui (https://www.reclameaqui.com.br/) é uma plataforma online de registro e solução de reclamações. Após cadastro do consumidor, é permitido descrever a reclamação em face da empresa e até mesmo anexar documentos, buscando uma solução efetiva ao problema, de forma prática e sucinta.

Normalmente, as reclamações no consumidor.gov.br e no Reclame Aqui devem anteceder a procura ao Procon. Ou seja, caso tais medidas não sejam suficientes, o consumidor poderá buscar o órgão de defesa para orientação de como prosseguir.

DEOLHONOSROTULOS.ORG.BR

O “De olho nos rótulos” (https://idec.org.br/de-olho-nos-rotulos) é uma iniciativa do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – cujo objetivo é fazer com o que o público entenda os rótulos de alimentos, como informações de ingredientes e informações nutricionais, para que o consumidor tenha plena consciência do que está consumindo, combatendo as propagandas enganosas e os rótulos confusos.

QUALOPERADORA.NET

O referido site (https://www.qualoperadora.net/) permite que o consumidor verifique, de forma quase instantânea, em qual operadora de telefonia determinado número se encontra, devendo informar o DDD e os dados completos.

NÃOMEPERTURBE.COM.BR

O Não me Perturbe (https://www.naomeperturbe.com.br/) permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet) e pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado). Para tanto, basta que o consumidor informe seu número e marque quais empresas deseja bloquear.

Caso tenha alguma dúvida, o cidadão extremense poderá buscar auxílio junto ao Procon que fica na Rua João Mendes, Nº 67, Centro, na Casa do Cidadão de Extrema, onde receberá todo o apoio necessário, podendo também passar pelo atendimento online através do Whatsapp (35) 9 9907-3268. (ASCOM/CME; Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986/MG)