Prefeitura e Câmara se unem pelo fim da violência contra as mulheres na ‘Caminhada do Agosto Lilás’
A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Extrema – em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Vereadores – realizou diversas ações de conscientização e combate à violência contra a mulher. A ação levou o nome de Agosto Lilás e lembrou – em razão da data – a criação da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/06) que passou a valer no Brasil no dia 7. O principal intuito da campanha é a conscientização e o combate à violência feminina.
CAMINHADA DO AGOSTO LILÁS – Fortalecidas numa única voz, mais de 300 pessoas participaram na tarde da segunda-feira (15/8) da Caminhada do Agosto Lilás. Durante o trajeto, que teve início no Terminal Rodoviário Tei Kameya até o Parque Municipal de Eventos, foram ditas palavras de basta à violência. Outro marco fundamental foi o encontro no Cine Teatro com a realização de palestras e a exibição de vídeos institucionais sobre a importância da criação de políticas públicas a favor da vida e da melhor qualidade de vida de todas as mulheres.
A junção da Procuradoria da Mulher, Secretarias de Assistência Social e de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar de Extrema e Núcleo de Apoio à Família (NASF) foi fundamental para inserir o evento no calendário social do município. Membros da Secretaria de Turismo e do 59º Batalhão de Polícia Militar (BPMMG) somaram esforços no engajamento. (ASCOM/CME; Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG)