PARLAMENTO JOVEM DEFINE “MELHORIAS NO ENSINO ESCOLAR” COMO TEMA PARA 2024

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PARLAMENTO JOVEM DEFINE “MELHORIAS NO ENSINO ESCOLAR” COMO TEMA PARA 2024

22/09/2023 | 14:40

PARLAMENTO JOVEM DEFINE “MELHORIAS NO ENSINO ESCOLAR” COMO TEMA PARA 2024

Duzentos e vinte e cinco estudantes de 132 municípios escolheram na tarde de quinta-feira, dia 21, o tema “Melhorias no Ensino Médio” para o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) em 2024. A votação foi realizada de forma híbrida com jovens das cidades do interior e os participantes que lotaram o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Belo Horizonte.

Outros dois temas debatidos foram “Sexualidade na Juventude” e “Cultura na Juventude” e receberam, respectivamente, 64 e 129 votos. A votação reuniu 20 polos regionais que participaram da plenária na etapa estadual. A Comissão de Participação Popular da ALMG optou pela votação remota devido ao sucesso obtido durante a pandemia e, desde então, passou a ser usado junto à votação presencial, ampliando, assim, a participação e a interação dos alunos.

O presidente da Câmara Municipal de Extrema, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama), acompanhou a votação. “É gratificante ver que o jovem participa cada vez mais das mobilizações sociais que trazem para o debate temas de grande relevância como ‘O Jovem no Mercado de Trabalho’ que foi o foco deste ano do PJ. O Legislativo incentiva todas as ações da Escola do Legislativo e do Parlamento Jovem e prioriza as questões que envolvem a melhoria da qualidade de vida para nossos estudantes. A educação política e social sempre terá vez e voz na Câmara”, pontuou.

A coordenadora do PJ de Extrema, Mariana Lima, disse que foi um importante passo na construção de uma democracia jovem e mais participativa. “Com a reunião dos grupos, os jovens puderam discutir as propostas, enviadas à plenária estadual, que serão debatidas nesta sexta-feira, dia 22”.

“A coordenação estadual do PJ Minas destacou a importância do processo de construção do tema para 2024 a partir das sugestões elaboradas nas plenárias municipais e regionais. Assim, foram selecionados três a partir de critérios como relevância social, viabilidade e alternância dos eixos de discussão. Teremos boas surpresas para o próximo ano”, destacou Mariana.

Durante a votação, os estudantes defenderam cada um dos temas. A proposta vencedora trouxe em seu texto a educação como a base fundamental para as demais atividades da vida e pode impulsionar todas elas. De acordo com os alunos, países mais desenvolvidos apresentam melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e são os que mais investem na qualidade do ensino.

A aluna da Escola Estadual Odete Valadares, Rafaella Silva Fernandes, disse que as decisões políticas podem mudar a vida das pessoas. “Por isso é preciso estimular a participação dos jovens nas pautas que sugerem desenvolvimento pedagógico e interação social”.

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Léo Demeter

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Extrema

(35) 3435-2623 / 99825-0087