PARLAMENTO JOVEM DE EXTREMA PARTICIPA DE ETAPA ESTADUAL EM BELO HORIZONTE
Nesta etapa também foi definido o tema para a edição 2025 do projeto: “Juventude e Direitos Culturais”.
O Parlamento Jovem (PJ) de Extrema participou da Etapa Estadual do projeto em Belo Horizonte, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. A ação faz parte da parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com as Câmaras Municipais do estado. A intenção do projeto é estimular aproximação de jovens do ensino médio com o Poder Legislativo por meio de conversas e debates didáticos de fácil entendimento.
O tema das atividades do PJ em 2024 foi “Melhorias no Ensino Escolar”. A Etapa Estadual reuniu mais de 150 jovens de todos os municípios que integram o Parlamento Jovem de Minas para apresentar e defender propostas sobre a temática. Extrema foi representada pela jovem Gabriella Soares Pinheiro, estudante do 2º ano do Ensino Médio. Ela foi escolhida pelos demais participantes do projeto local para representar o município.
Foi também na Etapa Estadual que os jovens defenderam, votaram e definiram o tema para a edição 2025 do projeto. “Juventude e Direitos Culturais” foi o escolhido. O tema proporcionará aos participantes o debate a respeito da cultura como direito, da cultura como ferramenta de transformação social, sobretudo para a juventude, além de conhecer sobre a importância de políticas culturais e preservação de patrimônios culturais. Todos esses assuntos serão trabalhados no decorrer da próxima edição do projeto como subtemas oferecidos pela ALMG.
“O Parlamento Jovem foi uma das melhores experiências que eu já tive, me fez sentir parte de uma grande mudança pelo Estado. É gratificante ver tantos jovens empenhados a mudar o mundo e o cenário político atual, principalmente as garotas. Espero que cada adolescente de Minas Gerais possa conhecer o projeto e se apaixonar por ele, assim como eu. Foi uma honra representar a cidade de Extrema na Etapa Estadual, além de ter conhecido lugares e pessoas incríveis, de quem vou me recordar por toda a vida”, falou Gabriella Soares Pinheiro.