NOVO GOLPE UTILIZA SITES FALSOS PARA EMITIR BOLETOS DA COPASA
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Minas Gerais comunicou o crescimento de registros de fraudes em boletos bancários das vias de contas de água da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Minas Gerais (COPASA). Consumidores de Extrema também reclamam da prática que vem crescendo no município e é feita por fraudadores que patrocinam páginas falsas e maliciosas para que fiquem bem colocados em sistemas de buscas na internet.
O Procon da Câmara Municipal Extrema alerta sobre o golpe que vem ocorrendo há menos de um mês. O crime é conhecido como phishing e os criminosos se passam por empresas de serviços públicos para obter informações pessoais e números de conta dos usuários. Com isso, os beneficiários devem ficar atentos ao novo golpe que falsifica as contas da COPASA.
Como funciona?
Um consumidor que pesquisar o termo “2ª Via Copasa”, por exemplo, no Google ou outros buscadores, com o objetivo de acessar o site oficial da empresa para emitir um novo boleto, pode clicar em sites fraudulentos que vão aparecer no topo da busca, visto que os criminosos patrocinam esses links. “É comum os consumidores clicarem nos links que aparecem primeiro. Para transmitir ainda mais veracidade, os golpistas utilizam o nome e logo oficial da empresa.’, comentou a gerente do Procon da Câmara Municipal de Extrema, Dra. Luísa Pereira Tesser Ortiz.
Cuidados
Sempre que você realizar o pagamento do boleto por um canal digital – como internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico –, as informações do beneficiário devem ser exibidas na tela. Você deve conferir todos os dados apresentados pelo banco com muito cuidado antes de confirmar o pagamento. Antes do registro obrigatório, era possível reconhecer alguns erros em documentos falsos mal elaborados. Hoje, como todos os documentos passam pelo registro, eles tendem a ser idênticos ou muito difíceis de distinguir. Mas é graças ao registro que você pode perceber a fraude.
O Procon reforça que o registro “traz todas as informações de quem é o pagador, o valor, se tem juros e multa. Por essa razão, todos os dados apresentados na hora pagamento devem ser minunciosamente conferidos para evitar o indesejado. Quando um boleto é fraudado, o nome do beneficiário real pode ser diferente do que aparece no documento. Isso pode ajudar a identificar um boleto falso – mas só se você confirmar o beneficiário na hora do pagamento. O que vale é a sempre a informação mostrada na hora do pagamento – e não o que está no documento impresso ou digital.”, explicou a gerente. Ela indica ainda que os boletos podem ser quitados via APP de pagamento da COPASA, que é um canal mais seguro.