NA 14ª REUNIÃO CÂMARA RECEBE PAIS PARA FALAR DE PROJETO SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
A Câmara Municipal de Extrema, durante a 14ª Reunião Ordinária, que aconteceu na segunda-feira, dia 10, aprovou, com uma emenda, o Projeto de Lei Ordinária nº 4020/2024, que estabelece a política municipal de atendimento integrado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Outros projetos aprovados tratavam sobre a Caminhada da Mãe Pet, que integrará o calendário oficial de eventos do município e de remissão e isenção tributária em favor de empresa, com repasse para o Asilo São Vicente de Paula, a Unidade Missão Paz Vida Nova e para a Comunidade Terapêutica Resgate para Cristo.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 4042/2024, que autoriza o Poder Executivo a fazer abertura de crédito suplementar no Orçamento do corrente exercício de 2024 no valor de R$ 10.209.641,83.
Tribuna Livre
Vários munícipes, em sua maioria familiares de crianças com TEA, compareceram à reunião para acompanhar a votação do Projeto 4020 e se manifestar a respeito do tema. Valmira Clemente de Souza questionou se o projeto também atenderia crianças com deficiência intelectual e outros transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Patrícia Tampelli Marinho falou da importância dos profissionais de saúde trabalharem junto com os da educação para que haja um respaldo a respeito do ensino e aprendizado das crianças com TEA. Falou também da necessidade da conscientização da população.
Fernanda Aparecida Bráz falou sobre a necessidade de o projeto incluir professores de apoio. Falou, ainda, sobre a importância de ouvir os pais e familiares sobre as demandas das crianças com TEA. José Claúdio Moura Rosa falou sobre não haver profissionais especializados nas escolas para atender crianças com TEA, além de crianças com outros tipos de deficiência.
Fernanda Aparecida Silva falou sobre o cansaço das famílias por precisar lutar constantemente para que os direitos de suas crianças sejam atendidos. Falou também que é preciso um olhar mais cuidadoso para com todos os deficientes, de uma forma geral. Já Jorge de Oliveira Junior falou sobre os demais projetos em votação durante a reunião.
A 15ª Reunião Ordinária. que será realizada no dia 17 de junho irá acontecer excepcionalmente às 19h.