MUDANÇA NAS REGRAS AINDA GERA DÚVIDA ENTRE MULHERES SOBRE APOSENTADORIA
As mudanças nas regras para aposentadoria entre mulheres provocaram um impacto direto nos planos de muitas trabalhadoras. Com a Reforma da Previdência em 2019, muitas ainda se encontram cercadas de dúvidas sobre o momento certo para entrar com pedido do benefício, um dos mais procurados pelos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Uma das modalidades mais procuradas por quem busca o benefício é a aposentadoria por idade, uma vez que a idade mínima também sofreu modificações a partir da Reforma Previdenciária. Pela regra, a aposentadoria por idade prevê uma faixa etária mais avançada, entretanto, requer um tempo de contribuição menor. Em 2023, a idade mínima para uma mulher se aposentar passou a ser de 62 anos. Antes da reforma ser promulgada o tempo previsto era de 60 anos – passando para 60 anos e meio em janeiro de 2020.
Segundo o INSS, a regra de transição estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para mulheres até chegar atingir a idade mínima. A idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos em 2021, 61 anos e meio em 2022 e agora chegou à faixa etária dos 62 anos, estabelecido pela reforma.
Para solicitar o benefício da aposentadoria, a segurada pode fazer o pedido pelo aplicativo Meu INSS, clicando em “Novo Pedido”. As seguradas que moram em Extrema e desejam obter o benefício podem procurar a Casa do Cidadão (Rua João Mendes, 67, Centro) que oferece apoio na hora de fazer o requerimento ao INSS, além de suporte jurídico junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) de forma gratuita.
Foto: Divulgação / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:
Edwiges Peixoto
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623 / 98422-4045