Mesa diretora debate segurança com Executivo e as Polícias Militar, Civil e Bombeiros

Todas Notícias

Mesa diretora debate segurança com Executivo e as Polícias Militar, Civil e Bombeiros

21/02/2022 | 15:54

Mesa diretora debate segurança com Executivo e as Polícias Militar, Civil e Bombeiros

A criação de políticas públicas com foco no fortalecimento da rede de segurança, na maior efetividade do trabalho policial e na melhoria do sistema de proteção e preservaçao da ordem pública foram algumas pautas discutidas no encontro promovido pela mesa diretora da Câmara de Extrema com representantes do Executivo e das  Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros de Extrema. O bate papo aconteceu na plenária do Legislativo na quinta-feira (17/2), com a presença de assessores parlamentares.

O presidente da Casa de Leis, Sidney Soares Carvalho – o Walderrama, foi quem mediou o debate. Ele esteve acompanhado do vice-presidente, Rafael Silva de Souza Lima – o Tita, e das 1ª e 2ª secretárias, Telma Aparecida Maciel e Tamara Martiniuk. Quem representou o Executivo foi a chefe de gabinete, Eduarda Leonardi. Os delegados Dr. Daniel Leme Amaral e Dr. Fausto Manzieri, da 23ª Seccional de Polícia Civil, o tenente coronel Paulo Renato Sundfeld Gama, do 59º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, o subtenente José de Alencar Gomes e o cabo André Almir Moreira, do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, representaram as polícias do município.

FORTALECIMENTO NO COMBATE AO CRIME

 A reunião teve como viés principal o fortalecimento das esferas públicas no apoio e suporte ao enfrentamento da violência e criminalidade. “O poder público tem a obrigação de zelar pela segurança da comunidade, além de promover ações que articulam a segurança social. É preciso conhecer o trabalho das representações policiais e atribuir o auxílio necessário para que seja efetivo este fundamental serviço comunitário. Extrema é uma cidade que cresce com qualidade e planejamento administrativo, porém o progresso provoca eventualidades no seu sistema de  segurança. A Câmara está atenta a este crescimento e reitera a sua legítima participação ao lado das polícias para que o cidadão tenha preservada a sua integridade”, comentaram os membros da mesa diretora. O Legislativo também reafirmou cooperação com o Executivo no fomento à seguridade municipal.

O comando do 59º BPPMG apresentou dados sobre a violência de Extrema. “Com relação aos furtos, nota-se que 2013 a 2021 registrou-se grande redução da criminalidade no município. Contabiliza-se 59% na diminuição dos casos”, enumerou o ten. cel. Gama.

A construção do Posto Orgânico de Combustível (POC) no novo quartel da PM e a Lei do Silêncio tiveram destaque na reunião. Segundo o comandante militar de Extrema, o POC vai melhorar o trabalho da corporação e dar suporte à segurnaça do municipe. O projeto de lei que trata do POC ainda tramita na Câmara e aguarda aprovação. “Em relação à perturbação do sossego, estamos as ruas atendendo às ocorrências, porém em muitos casos o atendimento demora alguns minutos, pois estamos noutra diligência. A PM está atenta e vai aprimorar ainda mais este serviço para que a comunidade tenha a paz e a tranqulidade retomadas”, destacou Gama.

Em entrevista, o delegado Daniel Amaral disse que a 23ª Seccional vem registrando aumento nas ocorrências domésticas envolvendo principalmente violências contra a mulher. “É um tipo de situação potencializada pela pandemia da Covid-19 que ditou regras de isolamento domiciliar e maior convivência entre os membros familiares. A Polícia Civil vem trabalhando com grande atenção nestes crimes. Pedimos ao cidadão que denuncie essa ilicitude, porque juntos podemos fortalecer o cerco contra este crime, dando a proteção devida a todas as mulheres e punindo os eventuais agressores”, falou Dr. Amaral.

“Uma política pública de segurança deve ter a capacidade de articular a repressão e prevenção ao crime, tem que trabalhar com a participação e envolvimento dos demais atores da sociedade e a própria comunidade, o que se pode denominar de prevenção social em detrimento do vigente sistema de prevenção criminal. Projetos que discorrem sobre o assunto sempre serão prioritários em nossos debates”, finalizou Walderrama.