LEGISLATIVO REALIZA 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
O Legislativo de Extrema, por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, realizou na quinta-feira, dia 7, a 2ª audiência pública para debater o Projeto de Lei Ordinária Nº 3997/2024, referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025. A primeira audiência aconteceu no dia 23 de maio. O projeto deve seguir para votação em plenário.
A LDO é um instrumento legal que dá direcionamento aos gastos e investimentos municipais para o próximo ano. As audiências públicas são oportunidades para que os munícipes participem e falem a respeito dos setores para os quais acreditam que deve haver maior investimentos do Poder Público.
Três munícipes se manifestaram durante a audiência pública. Ed Carlos Caetano dos Santos falou sobre a importância da participação da população nas audiências e reuniões do Legislativo. Falou também sobre a necessidade de o município ter um abrigo de animais, que atende demandas diferentes das de um canil e da destinação de verba para o atendimento clínico de animais.
Maíra Cunha falou sobre a necessidade de enxergar pautas relevantes para a causa LGBTQIAPN+ e destinar projetos e recursos a essa população. Sugeriu também a criação de um cursinho pré-vestibular gratuito para os estudantes de Extrema, para que possam ser preparados para cursar, fora do município, graduações que não são oferecidas na cidade.
Jorge de Oliveira Junior falou sobre a necessidade de os projetos, como o da LDO, estarem descritos de forma mais clara e transparente para o entendimento da população. Também sugeriu a criação de um crematório animal para evitar a contaminação do solo.