Lançado oficialmente o ‘PJ 2022’

Todas Notícias

Lançado oficialmente o ‘PJ 2022’

24/02/2022 | 16:50

Lançado oficialmente o ‘PJ 2022’

Estudantes da rede de ensino de Extrema lotaram o plenário da Câmara na quarta-feira (23/2) para acompanhar o lançamento oficial do Parlamento Jovem (PJ) 2022 da Escola do Legislativo (EL). Participaram os vereadores Odirlei João de Morais e Pericle Mazzi  Filho – o Pepi, além de assessores parlamentares.

Quem ministrou o encontro foi a coordenadora pedagógica da EL, Mariana Lima. O evento contou ainda com a explicação do projeto e o seu desenvolvimento junto à comunidade estudantil. A psicóloga, Nara Olivotti, palestrou sobre “Saúde Mental dos Jovens”, que é o tema do PJ para este ano. A vereadora e coordenadora do PJ da cidade sul-mineira de Cambuí, Leila Paula Modesto da Silva Fagundes, usou a tribuna e dissertou sobre o impacto positivo gerado pelo projeto na comunidade. Todas as instituições de ensino que atuam no segmento do ensino médio foram convidadas, dentre elas o Colégio Anglo Bom Pastor, Escolas Estaduais Odete Valadares e Alfredo Olivotti, Colégio Objetivo Terra, Colégio Mackenzie e Colégio Privest Primeiros Passos.

TEMA DO PJ – Em 2022, o PJ de Minas vai debater e formular as propostas com o argumento “Saúde Mental do Jovem”. O assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio que integram o projeto. A decisão foi realizada em votação remota realizada em setembro de 2021. “Também serão discutidos subtemas que envolvem as políticas públicas de prevenção e tratamento, além das estratégias da comunidade para a promoção da saúde mental. O uso saudável das novas tecnologias será outro tópico dos encontros”, comentou Mariana. Na abertura oficial, ela destacou como primordiais o incentivo e o apoio do Legislativo no fomento às políticas públicas de fomento à educação. “Dentre os principais objetivos do PJ estão estimular a formação política e cidadã dos estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos nossos poderes – especialmente do Legislativo –, e a importância da participação popular no Parlamento, além de incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania. Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões e levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município foi outra ponto questão levantada pela coordenadora.

De acordo com o vereador presidente da Casa de Leis, Sidney Soares Carvalho – o Walderama, o PJ Minas é um programa de suma relevância social que cria oportunidades que contribuem para o desenvolvimento da política e de instrumentos de interação no Legislativo municipal e estadual. “A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política e exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade. A Câmara é a principal incentivadora desta ação”, finalizou Walderrama. A proposta conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O próximo encontro do PJ está agendado para 18h da quarta-feira (9/3). Participe! Saiba mais pelas redes sociais oficiais da EL no Facebook e Instagram também do Legislativo. O contato direto é via Whatsapp (35) 9 8406-7367.

O PJ NA ÓTICA DOS ALUNOS

Os alunos Stephany Campos Neves, Luiz Henrique Chagas de Toledo e Talita Ferraresi defendem a participação no jovem nos debates sobre política. “Somos responsáveis para mudar para melhor o Brasil. Somos força, representação, diversidade, união. Por isso a interação no mundo político é fundamental para que o país seja levado mais a sério”, disseram. Já para Ana Carolina Azrak e Danilo Omura, o PJ desenha um novo formato na política municipal e figura-se uma primordial engrenagem de transfomação cidadão. A estudante Nayara Blend Prata Siriani concorda com Kenai Valência Gonçalves de Souza sobre a interferência da juventude nos assuntos que tratam de educação, saúde, ação social, meio ambiente, cultura e outras linhas de frente e desenvolvimento social. (Fonte: ASCOM/CME; Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG)