Laboratório de Juventude do Senac apresenta ao legislativo o projeto Pobreza Menstrual
Mais de trinta alunos foram à Casa de Leis para apresentar dados levantados por eles sobre uma problemática atual.
A Câmara Municipal de Extrema -MG, recebeu na tarde de quinta-feira (6), alunos do Senac participantes do projeto Laboratório de Juventude. A visita dos estudantes juntamente com a instrutora da instituição, foi para apresentar ao legislativo a proposta discutida por eles, com o tema: “Pobreza Menstrual”.
O evento contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Walderrama, a 2ª secretária, Tamara Martiniuk, a instrutora do Senac, Benvinda Teixeira e também 35 alunos do Senac.
No laboratório de Juventude, os envolvidos levam para a sala de aula algum tema relevante para ser abordado e discutido entre eles. Os mesmos realizam pesquisa, buscando entender a problemática e também, buscam soluções para o tema. Neste ano o tema abordado, considerado atual foi: “Pobreza Menstrual”. De acordo com a instrutora “A pobreza menstrual não é uma escolha, mulheres menstruam e precisam ter os recursos necessários” disse Benvinda Teixeira.
Nos dados apresentados pelos os estudantes, exteriorizou que 500 milhões de mulheres no mundo não dispõe de instalações adequadas para higiene no período menstrual, 26% das meninas entre 15 e 17 anos não têm acesso a produtos de higiene íntima.
A Câmara dos Vereadores de Extrema – MG, apoia a causa, tendo em vista a Lei que está em vigor de Nº 4.569 de Abril de 2022, que dispõe sobre as diretrizes para as ações de Promoção da Dignidade Menstrual, de conscientização e informação sobre a menstruação, e o fornecimento de absorventes higiênicos e dá outras providências.
Após a apresentação do projeto Pobreza Menstrual, os alunos do
Senac tiveram a oportunidade de conhecer os aposentos da Casa de Leis.