Junta Militar de Extrema alerta para problemas com o servidor em Brasília

Todas Notícias

Junta Militar de Extrema alerta para problemas com o servidor em Brasília

05/11/2021 | 10:33

Junta Militar de Extrema alerta para problemas com o servidor em Brasília

Jovens de todo o Brasil que estão em idade de realizar o alistamento militar obrigatório estão enfrentando complicações operacionais para conseguir o Certificado de Alistamento Militar (CAM) – mais conhecido como Reservista. A confirmação foi feita pela 082ª Junta do Serviço Militar (JSM) que funciona na Casa do Cidadão da Câmara. Lá é emitido o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que é um documento que comprova a dispensa para alistamento militar.

O problema também foi confirmado pela chefia do  04/003 Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) da cidade Pouso Alegre/MG, a qual o município de Extrema é subordinado. A causa dos transtornos é devido a um contratempo no servidor localizado na capital federal, Brasília/DF. Até o momento diversas equipes técnicas tentam resolver a questão. Em 2017 ocorreu o mesmo problema e desde então o processo passou a ser feito exclusivamente através da internet, sem a opção de realizar presencialmente nas juntas militares e nos batalhões.

“É um problema que acomete diversas cidades brasileiras. Infelizmente o sistema que atende Extrema está bloqueado e após contato com os órgãos responsáveis, fomos informados de que a situação deverá ser resolvida no prazo de um mês. No entanto foi designado pelo Batalhão de Pouso Alegre que nos casos emergenciais, a população extremense deverá se encaminhar às juntas militares mais próximas que não apresentam o problema, como é o caso das cidades de Itapeva e de Camanducaia. Em ambas o funcionamento segue ritmo normal de atendimento inclusive com a emissão de documentos”, explicou secretário da JSM, Anderson Adão , responsável pela 082º JSM.

Vale lembrar que para efetivar o alistamento é necessário que o cidadão leve a carteira de identidade, a certidão de nascimento e o comprovante de residência. “Pelo fato de Extrema ser um município não tributário, nenhum cidadão alistado é convocado para a seleção do serviço militar obrigatório, tornando assim o processo muito mais rápido e prático. Em outras cidades brasileiras onde acontece a seleção pode chegar até dois anos até a conclusão de todos os processos. Nosso serviço é bastante rápido e o prazo que envolve o alistamento, a dispensa e a retirada do documento oficial é de apenas uma semana”, explicou o secretário.

CONTATOS

O endereço da Junta Militar de Itapeva é Rua Ulisses Escobar, Nº 30, e fica no prédio da Prefeitura Municipal. O telefone de contato é o (35) 3434-1354. Já em Camanducaia o atendimento pode ser feito diretamente na Casa do Cidadão que está localizada na Praça Orestes Nobrega, Nº 60. O telefone é (35) 3433-1954. Outras informações podem ser obtidas via WhatsApp da Junta de Extrema pelo número (35) 98412-8058 ou diretamente pelo (35) 3435-6130. O e-mail é administrativo@extrema.mg.gov.br (Fonte: ASCOM/CM; Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG)