
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO É LEMBRADO PELA CÂMARA
No dia 2 de abril, a Câmara Municipal de Extrema lembra a importância da celebração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre a inclusão, os desafios enfrentados pelas pessoas autistas e suas famílias, além de reforçar a importância de políticas públicas voltadas para esse público.
A atual legislatura reforça ser fundamental o envolvimento das organizações da sociedade civil, profissionais de diversas áreas sociais, bem como familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e poder público na promoção de políticas sociais que dão apoio e suporte à causa. “Unidos, podemos compartilhar experiências e desafios do cotidiano. Além disso, a Câmara dos Vereadores vem discutindo medidas que podem ser adotadas para garantir maior acessibilidade, inclusão e qualidade de vida das pessoas com TEA no município.”, comentou o presidente da casa, Rafael Silva de Souza Lima (Tita).
Rafael Tita destacou ainda a relevância e a necessidade de se criar projetos que favoreçam a autonomia e o desenvolvimento das pessoas com TEA. “A conscientização é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva. Precisamos garantir que todos tenham acesso a serviços de qualidade e respeito aos seus direitos”, afirmou.
INCLUSÃO
Em 2024, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), órgão coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG), tornou-se um serviço fundamental oferecido pela Câmara Municipal de Extrema aos cidadãos. Lá, a população pode retirar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O serviço é inédito na região.
“A Ciptea é um documento com informações de identificação da pessoa autista que contém seus dados e contatos do seu representante legal ou cuidador. Ao apresentar o documento, o cidadão tem direito a pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.”, explicou o gerente da unidade, Sérgio Gonçalves Arruda.
Além da Ciptea, a Câmara de Extrema aprovou projetos que tratam da triagem precoce para diagnóstico do TEA nas unidades de saúde e creches municipais, por meio da aplicação do questionário M-CHAT, e a instituição do selo “Autista a Bordo”, para identificação de veículos que transportam pessoas portadoras do transtorno. “O Legislativo está atento às demandas e procura realizar ações que trazem qualidade de vida a nossa população de forma geral.”, acrescentou Rafael Tita.
Atualmente, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem como finalidade sensibilizar a sociedade sobre o tema, promovendo a inclusão e garantindo os direitos das pessoas com TEA. Em Extrema, a data foi lembrada com o objetivo de reafirmar o compromisso do poder público com a causa. “Pretendemos levar informação à população para reduzir a discriminação. Informação gera empatia, empatia gera respeito!”, disse o presidente.
