DESINFORMAÇÃO PODE DEIXAR CONSUMIDOR EM SITUAÇÃO RUIM, DIZ PROCON
Desde 2014, quando foi institucionalizado o Dia do Consumidor no Brasil, o comércio se mobiliza de olho na data oferecendo descontos e promoções para atrair compradores. Dessa forma, é durante a Semana do Consumidor – entre os dias 10 e 17 de março – que o Procon Câmara também promove atividades e ações com a finalidade de oferecer orientação aos consumidores, a exemplo de palestra sobre consumo consciente realizada no último dia 16 com apoio da Câmara Municipal de Extrema e parceria da Escola do Legislativo.
A importância do Código de Defesa do Consumidor foi um dos destaques da palestra apresentada pela gerente do Procon, Luísa Ortiz. O consumidor, segundo ela, geralmente não tem conhecimento técnico suficiente sobre determinados produtos ou serviços, o que faz com que acabe em situação desfavorável. “Em decorrência disto, um dos meios de proteção ao consumidor é o instituto da inversão do ônus da prova, no qual o juiz poderá determinar que caberá ao fornecedor do produto ou serviço comprovar que suas alegações são verdadeiras, sempre mediante documentação”, explicou.
Caso o consumidor considere que tenha sido prejudicado na compra de um produto ou na contratação de serviço, ele pode procurar o Procon Câmara, que fica na Casa do Cidadão (Rua João Mendes, 67, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou entrar em contato pelo (35) 99907-3268 (whatsapp).
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