CUIDADO AO CONTRATAR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, ORIENTA PROCON
Queridinho de aposentados e pensionistas, o empréstimo consignado tornou-se uma forma fácil de obter crédito, uma vez que as parcelas são descontadas em folha de pagamento ou benefício pessoal. No entanto, essa mesma facilidade, se não for bem administrada, pode virar motivo de preocupação.
Segundo dados do governo federal, cerca de 3,5 milhões de brasileiros que recebem o Auxilio Brasil estão endividados com o consignado esse ano – as dívidas somam R$ 9,5 bilhões. Por isso, o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está desenvolvendo em conjunto com outros ministérios o programa “Desenrola Brasil” para atender essas pessoas endividadas.
A gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz, orienta que é preciso deve tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo para não cair na inadimplência ou em golpes. “Importante verificar se o banco existe, se há cadastro junto ao Banco Central, se o contrato não prevê juros abusivos, se estão cobrando valores adiantados de supostas taxas para liberar empréstimos e afins. E, principalmente, dar preferência aos bancos ou correspondentes bancários de forma presencial, ou seja, evitar contratação de empréstimos via Whatsapp”, alertou.
Em caso de dúvidas sobre empréstimo consignado, o interessado pode comparecer ao Procon , localizado na Casa do Cidadão (Rua João Mendes, 67, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:
Edwiges Peixoto
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623 / 98422-4045