CAC COMPLETA 14 ANOS COM MAIS DE 126 MIL ATENDIMENTOS PARA POPULAÇÃO

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CAC COMPLETA 14 ANOS COM MAIS DE 126 MIL ATENDIMENTOS PARA POPULAÇÃO

23/10/2023 | 13:31

CAC COMPLETA 14 ANOS COM MAIS DE 126 MIL ATENDIMENTOS PARA POPULAÇÃO

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) comemora 14 anos de atividades nesta segunda-feira, dia 23, com um saldo impressionante no volume de atendimento. Ao todo, já foram realizados 126.616 mil procedimentos – esse número corresponde aos atendimentos registrados desde o primeiro dia de trabalho até a última sexta-feira, dia 20. Instituído pela Resolução nº 131, de 17 de julho de 2009, o CAC começou suas atividades poucos meses depois.

Para lembrar a data, foi preparada uma comemoração simbólica junto aos munícipes que passaram em atendimento hoje no CAC. Na ocasião, também estiveram presentes os vereadores Sidney Soares Carvalho (Walderrama), presidente do Legislativo, Telma Aparecida Maciel, vice-presidente da Câmara, Tamara Martiniuk, 2ª secretária da mesa diretora, e Leandro Marinho.

Entre os serviços prestados está, por exemplo, orientação ao cidadão a respeito dos direitos relacionados à Previdência Social, como consultas e informações sobre benefícios, agendamento de serviços, auxílio doença ou cálculo da Guia da Previdência Social (GPS). O CAC oferece ainda orientação sobre questões jurídicas e sociais e, quando necessário, encaminha o munícipe aos órgãos competentes.

No decorrer dos anos, o Centro de Atendimento ao Cidadão conseguiu implantar novos serviços, suprindo necessidades e demandas apresentadas pela população. As questões a respeito do seguro-desemprego, por exemplo, eram realizadas apenas em Bragança Paulista. As relacionadas a título de eleitor eram feitas apenas no cartório eleitoral. Atualmente, ambas podem ser feitas no CAC.

Questões sobre carteira de trabalho atualmente podem ser feitas de forma digital. As atualizações da Receita Federal, que antes eram feitas apenas nas próprias sedes do órgão, também já podem ser realizadas no CAC, assim como consultas ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), que antes eram feitas apenas na Caixa Econômica Federal.

Balanço

Em seu período inicial de atendimento, o Centro de Atendimento ao Cidadão encerrou o ano de 2009 com 50 casos. Esse número foi subindo gradativamente no decorrer dos anos. Em 2010 foram 450 atendimentos. Em 2011, foram 978 e, em 2012, 1.506 casos, enquanto que, em 2013, foram feitos 2.288 atendimentos.

A partir de então, os serviços foram sendo ampliados e os atendimentos crescendo. Em 2016, foram 4.844 casos. Em 2017, foram registrados 6.165. Em 2018, subiu para 9.204. Em 2019, os atendimentos praticamente dobraram, chegando a 18.172. Em 2020, ano de pandemia, os números diminuíram, mas os atendimentos foram sendo ampliados no formato on-line, totalizando 10.699 casos.

Em 2021, com a retomada gradativa do atendimento presencial, os números voltaram a subir, registrando 15.684 casos. Em 2022, os atendimentos novamente quase dobraram: 27.083 casos. E, em 2023, de janeiro até o último balanço divulgado dia 20, foram mais 26.642, número que deverá aumentar nos próximos dias até o encerramento do mês.

“Estou muito feliz em comemorar mais um ano do CAC. Avaliando esse último ano, percebo que nosso atendimento evoluiu e ganhou ainda mais a confiança da população. Os números mostram a importância dos serviços prestados por nossa equipe na vida do cidadão. Quando assumi o CAC, em 2017, os atendimentos anuais não ultrapassavam cinco mil. Fomos implantando novos serviços de acordo com a necessidade das pessoas e, hoje, antes mesmo do ano acabar, nosso relatório já aponta mais de 26 mil atendimentos”, enfatizou a gerente do CAC, Patrícia Stopa.

“São 14 anos bem produtivos e a população vem usufruindo desse trabalho que a Câmara exerce com maestria. Nesse período, vários presidentes por aqui passaram e deram continuidade. Que os próximos gestores continuem pensando na população. O Centro de Atendimento ao Cidadão é mantido 100% pela Câmara e estamos trazendo para essa rede de serviços a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), o que é Poupatempo mineiro, e a previsão é que no ano que vem toda instalação esteja pronta para atender o cidadão”, disse o presidente da Câmara, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama).

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Shel Almeida

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Extrema

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