Casa do Cidadão auxilia no acesso à Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço. Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia (ME) lançou recentemente o documento no formato digital, em substituição à Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.
A Casa do Cidadão da Câmara de Extrema oferece suporte para que trabalhador possa obter o acesso ao documento. Uma equipe formada por profissionais altamente competentes presta as orientações desde o primeiro acesso aos dados. O acesso é simples e pode ser feito no link https://servicos.mte.gov.br/
Há também outra possibilidade para quem deseja baixar no celular a CTPS. Quem já possui cadastro no sistema acesso.gov.br deve usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital. A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.
“O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo. Aqui na Casa do Cidadão oferecemos o apoio necessário ao munícipe”, disse a diretora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Dra. Patrícia Messiano Stopa Santos.
BENEFÍCIOS DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
O cidadão tem agilidade no acesso às informações trabalhistas que estão consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas, além da integração das bases de dados do Ministério da Economia.
A Casa do Cidadão atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua João Mendes, 67, na região central da cidade (sem intervalo no almoço). Mais informações estão no site www.camaraextrema.mg.gov.br ou pelos telefones (35) 3435-2052 e 3435-1648. (Fonte: ASCOM/CME; Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG)