Casa do Cidadão atende cerca de 20 mil pessoas em 2020
De janeiro deste ano até o momento foram atendidas na Casa do Cidadão – que é um anexo da Câmara dos Vereadores de Extrema/MG – cerca de 20 mil pessoas em 2020. Dentre os serviços que são oferecidos gratuitamente à comunidade estão os trabalhos do PROCON, da Junta do Serviço Militar (JSM), orientação para obtenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Centro de Informática e a Escola do Legislativo (EL) do Parlamento Jovem (PJ).
Nestes doze meses de 2020, o PROCON Legislativo recebeu aproximadamente quatro mil registros. No CAC, foram contabilizados aproximadamente 13 mil atendimentos e, na JSM, mais de 2,8 mil pessoas passaram pelo setor. Em relação à Carteira de Trabalho foram apontados um número superior a 350 registros – o que denota dinamismo e qualidade no atendimento. Mesmo com a pandemia da Covid-19, o atendimento presencial foi suspenso e aconteceu de forma online (telefone, aplicativos de conversa e diretamente por e-mail).
Para a diretora da Casa do Cidadão, Dra. Regina Lopes, os números revelam comprometimento e total atenção à população. “Somos uma equipe que trabalha direto com o bem atender, ou seja, prezamos pela agilidade dos processos em todos os setores da Casa do Cidadão e o principal: a excelência no atendimento; para que o cidadão saia satisfeito e com as respostas em mãos”, destacou.
SERVIÇOS
Na Casa do Cidadão o extremense encontra orientação jurídica, social e administrativa, informações sobre os direitos e benefícios relacionados à Previdência Social (INSS), do auxílio doença, do cálculo de GPS e muitos outros. O munícipe obtém ainda dados sobre os seus direitos e deveres como consumidor, emissão de certidão de antecedentes criminais (através do site da Polícia Civil), além de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito em todo o território nacional.
Na Casa do Cidadão, o extremense também consegue obter a Carteira de Trabalho (CTPS) e o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como Reservista. “Embora o setor de CTPS não emita mais o documento, ele está adequado à previsão legal de orientação para obtenção da certeira de trabalho digital”, acrescentou Dra. Regina.
O Centro de Informática e Escola do Legislativo (que compreende os serviços do Parlamento Jovem), estiveram a todo vapor logo no início do ano e desenvolveram grandes parcerias com as escolas das redes municipal e estadual, porém com a pandemia o atendimento aos alunos e à comunidade foi interrompido.
Segundo o vereador Leandro Marinho, presidente da Câmara, a Casa do Cidadão é uma das maiores ferramentas do serviço público gratuito criado por ele em Extrema. Para ele, o munícipe encontra atendimento de ponta com base no profissionalismo de qualidade e no bem atender.
A Casa do Cidadão funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua João Mendes, 67, na região central da cidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.camaraextrema.mg.gov.br ou pelos telefones (35) 3435-2052 e 3435-1648. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. (Fonte: ASCOM/CME; Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG)