Câmara vai homenagear o ex-presidente Esdras José Zingari

Todas Notícias

Câmara vai homenagear o ex-presidente Esdras José Zingari

22/12/2021 | 11:10

Câmara vai homenagear o ex-presidente Esdras José Zingari

Esdras foi presidente do Legislativo no biênio de 1973/74

Com a ampliação do prédio da Câmara de Extrema, novas salas e disposições estão sedo criadas com o objetivo de trazer melhorias ao atendimento à população e também aos servidores municipais. A valorização profissional e a qualidade na prestação do serviço público terão impacto positivo com base num novo formato estrutural que vem sendo desenhado pela atual legislatura da Casa de Leis, visando também a maior oferta de serviços públicos.

Uma das grandes novidades que estarão acopladas ao espaço é a nova sala da presidência que trará o reconhecimento ao trabalho do ex-presidente Esdras José Zingari. Filho da terra, parlamentar atuante, grande comerciante e ilibado pai de família, Esdras foi um dos grandes nomes da política municipal que muito fez pelo cidadão de bem. Esteve como presidente da Casa nos anos de 1973/74. Nascido em 6/4/1950, era filho dos saudosos Benedito Zingari Filho e Maria Conceição de Souza Zingari – também membros de uma família tradicional. Foi criado juntamente com seus irmãos Edna Maria, Egles Luís, Eliane Camargo e Eletéa Fabiana. Também esteve fortemente ligado ao setor comercial e à área cultural. Era casado com a Maria Mercy Morbidelli Zingari (in memorian) com quem teve três filhos: Eliciani, Elaine Fransine e Ednilson Aparecido.

Sua vida social foi ativa. Era proprietário do Auto Posto Zingari e lá gostava de receber os amigos para cozinhar no restaurante que teve durante muitos anos no estabelecimento. Era ainda apreciador de um bom churrasco! Gostava de pescar e viajava anualmente com os amigos ao Pantanal Matogrossense (no mitológico ônibus Extremaru), que também levava os familiares dos pescadores para Aparecida do Norte anualmente. Frequentava assiduamente o Parque da Ajuruoca, a Cachoeira Country Clube, a Cachoeira do Sr. Hélio Simões (in memorian), o Extrema Futebol Clube e outros espaços sociais. Gostava de futebol e jogou no time do Extrema F.C.. Era palmeirense convicto! Contribuiu para construção do Hospital São Lucas (época em que Dr. Valdir da Silva Camargo era médico no município). Como era muito festeiro, foi um dos fundadores do rodeio de Extrema. Fundou também o Bloco de Rua Unidos da Vila (hoje Escola de Samba Unidos da Vila). Católico convicto, contribuiu por muitos anos cedendo a cobertura posto para realização das Festas de São Cristóvão sobre a tutela do Padre Adolfo Fabbri (in memorian). Participava das gincanas durante o festejo. Organizou inúmeras edições da tradicional Festa de Santa Rita e organizava leilões de animais e prendas. Como festeiro, participou da barraca da paróquia com vendas de alimentos que eram revertidos à igreja de Santa Rita, padroeira. Apesar de ser festivo, era muito ligado à família. Trabalhou a vida toda próxima aos familiares e sempre esteve próximo aos pais. O Parque de Eventos leva o nome de Esdras Jose Zingari e contempla a trajetória dele no município que tanto contribuiu com a cultura, esporte e o lazer. Também por sua atuação social no bairro Jardim Bela Vista, que fica próximo ao parque.

POLÍTICO ATUANTE

Foi vereador da Câmara de Extrema e presidente no mesmo biênio em que atuou como parlamentar (73/74). Homem de caráter e conhecedor das necessidades da comunidade, desenvolveu seu legado político com honestidade. Ajudava quem precisava e apresentou diversos projetos que trouxeram benefícios à população extremense. Esdras era pessoa simples, filho da terra e um grande defensor da verdade e dos preceitos cristãos favor do próximo. Após ser diagnosticado com câncer, Esdras veio falecer em 08/10/1994. Com a homenagem, os familiares esperam que o ideal de participação popular exercido por ele esteja sempre presente nos locais de Poder político, cultural, religioso e social de Extrema. “Nos sentimos contemplados e honrados pelo reconhecimento da importância de nosso pai,  por eternizar seu legado em Extrema após muitos anos de sua partida”, destacaram os filhos.