CÂMARA E PROCURADORIA DA MULHER REALIZAM 3ª CAMINHADA DO AGOSTO LILÁS
A Câmara Municipal de Extrema, por meio da Procuradoria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira, dia 25, a 3ª Caminhada do Agosto Lilás, ação que visa a conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação reuniu cerca de 300 pessoas que saíram às ruas pedindo pelo fim da violência de gênero.
A manifestação encerrou no Cine Teatro, no Parque Municipal de Eventos, com palestras sobre o tema. A ação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Extrema, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama), da vice-presidente e procuradora da mulher, vereadora Telma Maciel, da 2ª secretária da mesa diretora, vereadora Tamara Martiniuk e do vereador Pericle Mazzi Filho (Pepi).
A mobilização ainda reuniu mulheres e homens, de diferentes idades, representantes de associações de bairro, do Legislativo e do Executivo, além da Polícia Militar, estudantes das escolas estaduais Odete Valadares e Alfredo Olivotti e representantes da comunidade. Os participantes repetiam frases como “Violência nunca mais”, pedindo pelo fim da violência que atinge as mulheres de todas as classes sociais.
Para o presidente da Câmara, ações como essa reiteram a importância da discussão sobre o tema e das ações preventivas. “Falar da questão da violência contra a mulher faz com que o assunto seja amplamente discutido e que mais pessoas se mobilizem para que essa questão chegue a mais lugares”.
Já a vereadora Telma destacou o trabalho da Procuradoria da Mulher. “Um trabalho de apoio às vítimas e de encaminhamento aos órgãos competentes com total empenho e sigilo no atendimento às mulheres que procuram por ajuda”, afirmou.
“Prestar atenção às mulheres que estão ao redor, seja na família, no trabalho, no círculo social, e oferecer ajuda a quem precisa dá coragem às mulheres para de pedir socorro”, enfatizou Tamara Martiniuk.
Na opinião do vereador Pepi, os movimentos públicos mostram que existem homens e mulheres que abraçam a causa. “Oferecendo formas de apoio e incentivando a se falar mais sobre o tema. E isso é muito relevante”, ressaltou
Ação e prevenção
As ações do Agosto Lilás têm como objetivo falar sobre o tema para prevenir novos casos de violência doméstica e familiar. Para a secretária de Assistência Social, Giovanna Sarto, a parceria entre os órgãos da rede de proteção à mulher é fundamental para que as ações sejam mais efetivas. “O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) trabalha com apoio de outros órgãos da rede e isso é essencial para que possamos atender aos casos que chegam”.
A programação no Cine teatro também contou com a palestra da soldado Helena, do 59º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Patrulha de Prevenção à Violência Domiciliar e Familiar contra a Mulher (PPVD).
Mais fotos da 3ª Caminhada do Agosto Lilás aqui.
Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:
Shel Almeida
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623