CÂMARA CONCEDE À CIDADÃ O TÍTULO DE EMBAIXADORA DO CÂNCER

Todas Notícias

CÂMARA CONCEDE À CIDADÃ O TÍTULO DE EMBAIXADORA DO CÂNCER

04/02/2025 | 16:20

CÂMARA CONCEDE À CIDADÃ O TÍTULO DE EMBAIXADORA DO CÂNCER

Para dar apoio à luta no combate ao câncer, a Câmara de Extrema colocou em votação na 1ª Sessão Ordinária, na segunda, dia 3, o Projeto de Lei nº 4.167/2025 que formaliza a atuação de uma Embaixadora do Câncer no município.

A proposta destaca a importância de ações contínuas de prevenção e apoio a pacientes e familiares, além de reforçar a responsabilidade social e a solidariedade da comunidade, trabalhando a promoção e conscientização da 2ª doença que mais mata no Brasil. O projeto, aprovado por unanimidade pelo Legislativo, designa o posto honorário de embaixadora à gerente administrativa, Edilaine Victoretti, que venceu o câncer há 3 anos. Ela é natural de São Paulo, capital, e mora em Extrema há 39 anos.

Para o presidente da Câmara, vereador Rafael Silva de Souza Lima (Tita), o título traz um apelo fundamental à causa e à militância no combate à doença. “O Legislativo sempre pautou pela qualidade de vida da nossa população, principalmente quando a pauta é saúde. A criação do título de Embaixadora do Câncer dará força àqueles que passam pelo problema e servirá de referência e apoio no enfrentamento da doença.”, comentou Rafael Tita.

Questionada sobre a indicação, Edilaine enfatizou a importância da escolha. “Passar por isso não é fácil, então, toda experiência que a gente puder compartilhar é muito válida. A palavra câncer carrega um estigma, um medo. Receber o diagnóstico abre um buraco no chão, por isso é preciso dividir experiências e darmos as mãos para enfrentarmos essa infeliz realidade. É importante respeitar, compreender e solidarizar o processo pessoal de quem enfrente a doença. Como embaixadora, estarei presente nas campanhas e ações educativas colaborando com instituições de saúde dando apoio e à causa, por exemplo, além de diversas outras iniciativas sociais. ”, pontuou Edilaine.