CAC REALIZA MAIS DE 25 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE 

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CAC REALIZA MAIS DE 25 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE 

03/07/2024 | 11:38

CAC REALIZA MAIS DE 25 MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE 

 O Centro de Atendimento a o Cidadão (CAC) realizou, no primeiro semestre do ano, 25.090 atendimentos, informam os relatórios mensais do órgão. Entre os meses de janeiro a junho, foram 18.554 atendimentos presenciais e 6.536 atendimentos remotos. 

O mês com o maior número de atendimentos foi janeiro, com 4.971, no total, seguido por abril, que totalizou 4.777 casos. Junho foi o mês com menor número de casos, 3.622, dos quais 2.494 foram presenciais e 1.128 remotos.

O CAC presta os mais variados tipos de serviços gratuitos ao cidadão, desde impressão de currículo, até orientação jurídica, além de serviços relacionados a antecedentes criminais, carteira de trabalho, seguro desemprego, por exemplo. 

No entanto, os atendimentos mais recorrentes, ao longo dos meses, foram aqueles que tratam de assuntos relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como a senha, situação de benefício previdenciário, agendamento de perícia e simulação de aposentadoria. 

CARTA DE CONCESSÃO

Um dos serviços prestados pelo Centro de Atendimento ao Cidadão, também relacionado ao INSS e que merece destaque, é o que se refere à Carta de Concessão de Benefício. O CAC entregou 274 desse documento no primeiro semestre, dos quais 66 foram referente à aposentadoria, 154 à auxílio doença, 32 à salário maternidade, 21 à pensão por morte e um referente a auxílio reclusão. 

Principal documento oficial para comprovar o direito do segurado, a carta de concessão é enviada quando o auxílio é aprovado. No documento é informado o tipo e o número do auxílio, a forma de cálculo, valor, data e banco de pagamento, entre outros dados. A carta pode ser necessária para a solicitação de empréstimos consignados ou comprovante de renda, por exemplo.

“Estes números demonstram o comprometimento da equipe e também a confiança que a população deposita no trabalho realizado no CAC. Os atendimentos só crescem ao longo dos anos. Em 2022, fechamos o ano com cerca de 28 mil atendimentos. Finalizamos apenas o primeiro semestre e estamos nos aproximando desse número. Em 2023 fechamos o ano com mais de 38 mil. Se seguirmos o com o mesma média de casos no segundo semestre, passaremos dos 50 mil”, analisa Patrícia Stopa, gerente do Centro de Atendimento ao Cidadão.