CAC da Câmara registra mais de 2.500 atendimentos referentes ao título de eleitor
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Casa do Cidadão da Câmara de Extrema oferece à comunidade uma ampla variedade de serviços gratuitos. É um trabalho de orientação social que aborda diversos assuntos e serviços essenciais de utilidade pública.
Um importante atendimento que é realizado através do CAC é referente ao auxílio na regularização, transferência e emissão do título de eleitor. O prazo para normalização do documento terminou na quarta-feira (4/5) e desde janeiro do ano passado o serviço acontece de maneira efetiva.
De acordo com a diretora do CAC, Dra. Patrícia Messiano Stopa Santos, entre janeiro de 2021 e 4 de maio deste ano, um total de 2.546 atendimentos foram promovidos pelo órgão. Destes, um total de 783 referem-se à 1ª via de título, 199 na regularização do documento, 43 atendimentos direcionados à impressão de multa eleitoral, 1.098 transferências de título, 280 certidões de quitação e 143 certidões negativas eleitorais. A quantidade expressa compromisso com o atendimento público e revela um aumento significativo se comparado aos anos anteriores.
Outro dado de relevância com base em 2022 é a quantidade de eleitores extremenses que hoje contabilizam 36.406. Destes, 3.955 são novos eleitores. Para se ter uma ideia do crescimento no ranking, no ano de 2020 o município apresentava 34.451 votantes, o que representa um aumento de 12,20%.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse em Nota Oficial que o Brasil ganhou, entre janeiro e abril deste ano, 2.042.817 novos eleitores entre de 16 e 18 anos, faixa etária cujo voto não é obrigatório. O número, segundo ele, representa aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018 e aumento de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses de 2014.
O CAC disponibiliza ainda o atendimento remoto que é feito via aplicativo Whatsapp (35) 9 9839-1153. O e-mail de contato é cac@camarextrema.mg.gov.br