Instalada a 2ª Vara Cível, Criminal, da Infância e da Juventude de Extrema
Autoridades participaram da solenidade da comarca que passa a ser 2ª entrância
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, conduziu na manhã da segunda-feira (30/5) a cerimônia de instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca do município sul-mineiro de Extrema. O evento aconteceu de forma híbrida, presencialmente e por meio de videoconferência.
A solenidade presencial reuniu autoridades do Judici ário, Legislativo, Executivo e das Polícias Civil e Militar no Salão do Júri do Fórum Cristóvan Chiaradia e foi acompanhado pela diretora do foro, juíza Dra. Carolina Dias Lopes Bela.
Para o presidente do TJMG, a nova vara aprimora e qualifica o atendimento à comunidade da comarca que, em 4 de julho deste ano, irá completar 44 anos de instalação.
Ainda de acordo com o magistrado, Extrema é, atualmente, uma cidade reconhecida, entre outros aspectos, por ser destaque no ranking de desenvolvimento socioeconômico entre os municípios brasileiros. “Como era de se esperar, juntamente com o crescimento da cidade, emergiram também os conflitos de toda natureza, sendo o Judiciário, cada vez mais, chamado a promover a almejada pacificação social. Por isso, Extrema, comarca até então de vara única, conta atualmente com significativa demanda processual, com uma média de 374 feitos distribuídos por mês e um acervo de mais de 13 mil feitos”, afirmou.
Participaram da solenidade a promotora de Extrema, Dra. Rogéria Cristina Leme, o juiz de Direito de Guaxupé/MG, Dr. Milton Biagone Furquim; o presidente da Câmara, Sidney Soares Carvalho – Walderrama; o prefeito, João Batista da Silva; o comandante do 59º Batalhão de PMMG, coronel Paulo Renato Sundfeld da Gama; o titular da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, Dr. Valdemar Lídio Gomes Pinto; o procurador municipal, Dr. Wallace Aquino Ferreira; os vereadores Rafael Silva de Souza Lima – Tita, vice-presidente; Telma Aparecida Maciel – 1ª secretária; Tamara Martiniuk – 2ª secretária; Marcio José Vieira e Odrilei João de Morais, além do deputado estadual, Dalmo Ribeiro; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Guilherme Sadi; a juíza da Comarca de Cambuí, Patrícia Vialli Nicollini; além de representantes do Ministério Público (MP), da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção Extrema (OAB) e servidores da comarca.
No gabinete da presidência do TJMG, em Belo Horizonte, estavam, ao lado do Dr. Gilson Lemes, os desembargadores Jayme Silvestre Correa Camargo, Rinaldo Kennedy, Rui de Almeida Magalhães e Júlio Cezar Guttierrez.
Com a instalação da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, a Vara Única se torna 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais e passará a contar com um acervo de 7.131 feitos e uma média mensal de 191 processos. Já a vara hoje instalada terá 183 feitos distribuídos mensalmente e um acervo total de 6.363 feitos das cidade de Extrema e de Toledo/MG. (ASCOM/CME – Léo Demeter / Jornalista Mtb-13.986 MG; Com dados/Fotos do TJMG)