SAÚDE MENTAL DAS MULHERES É TEMA DE RODA DE CONVERSA NA CÂMARA

Todas Notícias

SAÚDE MENTAL DAS MULHERES É TEMA DE RODA DE CONVERSA NA CÂMARA

06/10/2023 | 14:09

SAÚDE MENTAL DAS MULHERES É TEMA DE RODA DE CONVERSA NA CÂMARA

O debate sobre saúde mental tornou-se cada vez mais frequente nas pautas das reuniões promovidas pela Câmara Municipal de Extrema. Desde a importância do autocuidado a fatores externos que afetam o bem-estar, cuidar da mente também faz a diferença na busca por qualidade de vida. Atenta a essa questão, a Câmara e a Procuradoria da Mulher realizaram, quinta-feira, dia 5, uma roda de conversa com o tema “Saúde Mental das Mulheres”, no plenário Vereador César de Tarso Gomes Pinto.

O bate-papo reuniu profissionais da educação e da saúde, entre psicólogas, sociólogas e terapeutas ocupacionais, e trouxe à tona a importância de se promover discussões sobre a saúde mental nas escolas, os sistemas que envolvem o comportamento, vivência humana, metodologias de tratamento psicoterapêuticos e necessidade do aprofundamento investigativo da mente. Outro ponto debatido foi a criação de uma rede periódica de conversa voltada aos cuidados da saúde e proteção da mulher.

Para a vice-presidente da Câmara e procuradora da mulher, vereadora Telma Maciel, o bem estar psicológico e os cuidados com a saúde mental dão base à elaboração de estudos que possibilitam melhor qualidade de vida. “A falta de discussão dessas temáticas foi percebida durante décadas e com isso se construiu-se muitos estigmas. Cuidar da saúde é fundamental”, disse.

Para a psicóloga Maria Aparecida Araújo, a vivência promovida pela Procuradoria da Mulher é uma oportunidade à troca de experiências que agregam valores para todas as mulheres. “Fundamental unirmos esforços, as terapias e os aprendizados. Desta forma, construímos uma sociedade mais saudável e preparada aos embates da vida”, ressaltou.

Segundo a autônoma Antonia Cileide Oliveira de Souza, a roda de conversa traz força para enfrentar desafios impostos pela mente e sociedade. “É uma discussão válida. Já passei por graves problemas no casamento que culminaram numa separação. Fui agredida, baleada duas vezes. Tive inúmeras dificuldades para me reerguer e cuidar dos filhos. Na época, se eu tivesse oportunidade de falar sobre o assunto, certamente o desfecho seria outro. A Câmara está de parabéns pela iniciativa”, completou.

Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:

InstagramFacebook e Youtube

Léo Demeter

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Extrema

(35) 3435-2623