COM PARTICIPAÇÃO DE 150 ESTUDANTES, PROPOSTAS FINAIS DO PJ MINAS SÃO APROVADAS
Com participação de 150 estudantes de 132 municípios mineiros, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) encerrou, na sexta-feira, dia 22, o ciclo de discussões da etapa estadual. Foram selecionadas 12 sugestões que deram base ao documento final sobre o tema “Jovem no Mercado de Trabalho”. Propostas que tratam do incentivo à arte e ao esporte, alterações nas seleções para universidades e cotas para pessoas em vulnerabilidade social foram entregues e podem subsidiar futuros projetos. O debate aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) em Belo Horizonte.
O subtema “Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho” prevê a criação de uma ação que desenvolva o esporte e a arte como fonte de renda e emprego para os jovens. A criação de conselhos municipais de apoio no mercado de trabalho e um programa para monitorar os direitos trabalhistas dos jovens foram tópicos que deram força ao subtema. Também foi sugerida a implantação de plataforma com sites, cursos, videoaulas e outros recursos que facilitem o ingresso dos jovens na área.
Já o assunto “Escolaridade e Qualificação Profissional” trouxe à tona o aprimoramento do programa Trilhas do Futuro, do governo do Estado, com cursos voltados para o mercado digital, a ampliação das formas de ingresso nas faculdades estaduais, a realização de uma semana de empregabilidade com orientação vocacional e um programa de qualificação profissional sobre oratória em bairros periféricos. O tema “Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho” apresentou ideias também focadas na deficiência e neurodivergência, além de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. O passe livre para estudantes, que fazem cursos técnicos ou trabalham, e a capacitação profissional em áreas rurais, periféricas e de difícil acesso foram outros pontos defendidos pelos grupos.
De acordo com a coordenadora do PJ Extrema, Mariana Lima, durante a fase de análise, os grupos de trabalho puderam fazer supressão, aglutinação ou modificação das propostas. “Foi um debate altamente construtivo que visou o aprimoramento das políticas públicas. Foram mais de 70 sugestões elaboradas nas etapas municipal e regional do PJ que chegaram dos 20 polos do programa. Extrema fez parte de maneira efetiva”, comentou. (Foto: Léo Demeter Mtb 13.986 MG)
Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:
Léo Demeter
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623 / 99825-0087