ENTROSAMENTO MARCA ABERTURA DA ETAPA ESTADUAL DO PJ MINAS EM BELO HORIZONTE
Estudantes de 132 municípios participam nesse momento da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2023. As atividades, que tiveram início nessa quarta-feira, dia 20, prosseguem até sexta-feira, dia 22, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) em Belo Horizonte. O município de Extrema tem como representante a aluna do 1º ano da Escola Estadual Odete Valadares, Rafaella Silva Fernandes, eleita na etapa regional que aconteceu dia 10 de agosto, em Pouso Alegre.
Ao lado dos municípios do Polo Sul I que são Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Conceição dos Ouros, São Thomé das Letras, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Cambuí e Extrema, Rafaella defende as propostas debatidas nos encontros promovidos durante o ano e que envolvem temas sobre o Jovem no Mercado de Trabalho.
Na dinâmica de abertura, os alunos trocaram informações e se prepararam para as próximas atividades. Eles foram recepcionados pelos membros da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa e participaram de uma interação que destacou a importância do PJ Minas para a formação política e cidadã das futuras gerações. Em seguida, receberam informações dos trabalhos nos próximos dias e fizeram uma atividade de entrosamento para se conhecerem melhor.
Divididos em grupos, eles foram provocados a refletir, deforma lúdica, sobre os temas que estarão em votação para o ano que vem.
Nesta quinta-feira, dia 21, às 14h, os estudantes vão votar e escolher o tema para 2024, entre eles, Melhorias no Ensino Escolar, Sexualidade na Juventude e Cultura e Juventude. Votam tanto os participantes presentes na ALMG quanto os que estão no interior, por meio de um link. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Assembleia no Youtube.
Rafaella Fernandes explicou que esta fase é muito importante porque se promove a interação com outros grupos de Minas e criam-se novas amizades. “A gente pode conhecer novas ideias e projetos que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Espero que os debates dos próximos dias sejam bastante produtivos”.
Para a coordenadora pedagógica do PJ de Extrema, Mariana Lima, o debate sobre educação cidadã e política fortalece o vínculo social na criação de políticas públicas. “São conhecimentos que impactam na vida de todos, de forma geral. Temos uma aluna bastante empenhada na promoção da convivência e entrosamento de novos aprendizados”, frisou.
Na sexta-feira, a final do PJ Minas acontecerá no plenário da ALMG, com abertura às 10 horas e previsão de encerramento às 17h30.
Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:
Léo Demeter
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623 / 99825-0087