PROCON CÂMARA REGISTRA 344 ATENDIMENTOS NO MÊS DE ABRIL
Balanço mensal divulgado nessa semana pelo Procon Câmara mostrou que no mês de abril foram registrados 344 atendimentos. O número ficou um pouco abaixo da média em relação aos meses anteriores, conforme demonstra relatório do órgão de orientação e defesa do consumidor.
De acordo com o levantamento, em comparação a março, quando os casos registrados chegaram a 488, foi observado uma diferença de 144 atendimentos. No entanto, os relatórios do órgão também apontam que, se houve uma diferença significativa do mês de março para abril, assim como para fevereiro, que registrou 366 atendimentos, esse número não superou os atendimentos de janeiro, quando foram totalizados 514 casos.
A gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz, explicou que essa diminuição no número de atendimentos durante o mês de abril pode ter se dado pelo acúmulo de atendimentos no começo do ano. “Porém, por um lado positivo, também demonstra que as campanhas e ações de conscientização realizadas pelo Legislativo, e durante os atendimentos, estão sendo eficazes, diminuindo, assim, as violações ao direito do consumidor”, disse.
Ainda segundo os dados do Procon, do total de 344 atendimentos, 250 foram resolvidos e outros 42 correspondem a orientações ao consumidor. O relatório também mostra que 30 casos aguardam retorno, enquanto 11 receberam retorno. Sobre os encaminhamentos, quatro foram feitos ao Juizado Especial Cível (JEC) e cinco foram encaminhados ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
Houve, ainda, uma audiência de conciliação realizada no próprio Procon. Nessas ocasiões, o representante da empresa notificada é convocado a comparecer ao órgão a fim de se chegar a um acordo junto ao consumidor.
Foto: Arquivo CME
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Shel Almeida
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