GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA FOI TEMA DE ENCONTRO ENTRE VEREADORES MINEIROS

Todas Notícias

GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA FOI TEMA DE ENCONTRO ENTRE VEREADORES MINEIROS

08/05/2023 | 15:51

GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA FOI TEMA DE ENCONTRO ENTRE VEREADORES MINEIROS

Vereadores de três municípios mineiros – Varginha, Elói Mendes e Carmo da Cachoeira – estiveram na Câmara Municipal de Extrema na sexta-feira, dia 5, para participar da apresentação do projeto Telegestão para o gerenciamento da iluminação pública no município. A explanação foi feita pelo gerente do setor de iluminação pública, engenheiro de manutenção, Adriano de Moura Cabral, no plenário Vereador César de Tarso Gomes Pinto.

Participaram da reunião, o presidente do Legislativo extremense, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama), o vice-presidente da Câmara de Varginha, Carlos Roberto Rodrigues, os parlamentares Manuel Silva de Almeida e Odair Melo, de Elói Mendes, e João Paulo Nascimento Moreira, de Carmo da Cachoeira. A engenheira da equipe de manutenção da prefeitura, Natália Rios da Rosa Barbella, e o assessor parlamentar do deputado estadual professor Cleiton de Oliveira, Rogério Bernardes Bueno, também estiveram presentes. Para Walderrama, o debate sobre iluminação pública está entre as prioridades da Câmara. “A inovação coloca o município em papel de destaque no que se refere a melhorar a eficiência operacional para oferecer melhor qualidade de gestão do serviço e também na segurança dos cidadãos”, destacou.

De acordo com Cabral, em 2020, foi iniciado um projeto piloto com a substituição, na área urbana, de quatro mil lâmpadas de sódio e vapor metálico por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e de maior durabilidade. “Esse projeto tem ligação direta com a segurança pública. Em 2021, na segunda fase, foram implantadas mil lâmpadas de LED. As antigas lâmpadas foram colocadas nas principais estradas rurais, fazendo com que o parque de iluminação de Extrema fosse praticamente duplicado”, comentou.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 6 milhões. A previsão, segundo Cabral, foi de uma economia de até 70% no consumo de energia. Ainda de acordo com o engenheiro, a troca de lâmpadas reduz custos de manutenção porque os equipamentos  têm vida útil maior e melhora a luminosidade das vias.

Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:

InstagramFacebook e Youtube

Léo Demeter

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Extrema

(35) 3435-2623 / 99825-0087