VACINA BIVALENTE CONTRA COVID-19 É AMPLIADA PARA MAIORES DE 18 ANOS
Foi anunciada na segunda-feira, 24, pelo Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação bivalente contra a Covid-19 para toda a população maior de 18 anos. Dados do governo federal apontam que cerca de 97 milhões de pessoas serão beneficiadas.
Quem recebeu pelo menos duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer), no esquema primário ou reforço, está apto a receber a dose bivalente. No entanto é preciso que a dose mais recente tenha sido tomada em um prazo de, no mínimo, quatro meses. Para quem estiver com o esquema vacinal atrasado, basta procurar uma unidade de saúde.
Iniciada em fevereiro, a campanha de imunização com a vacina bivalente tinha como foco os grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos, gestantes, puérperas e profissionais de saúde, por exemplo.
A decisão do Ministério da Saúde de ampliar a oferta do imunizante teve como objetivo amplificar a cobertura vacinal no país e reforçar a proteção contra a doença. Segundo a pasta, as vacinas são eficazes e têm a segurança comprovada, evitando complicações decorrentes da Covid-19.
Para que essa nova fase da vacinação tenha início, os Estados aguardam o recebimento das doses para que, em seguida, sejam distribuídas aos municípios.
Em Minas Gerais, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, quase não há vacina bivalente em estoque, portanto, é necessário que novas doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde a fim de atender o público alvo dessa fase da campanha.
Acesse nosso canal e nossas redes sociais, clicando:
Shel Almeida
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623