Procon alerta pais sobre cuidados nas compras do material escolar
Órgão reforça orientação nessa época do ano para que consumidores evitem gastos desnecessários
A tradicional compra de material escolar em janeiro tem exigido cada vez mais atenção dos pais na hora de pesquisar onde encontrar o melhor preço. Para orientar o consumidor, o Procon Câmara tem reforçado nessa época do ano o alerta para a importância de uma compra consciente com o objetivo de evitar compras desnecessárias e gastos extras.
Segundo o Procon, na hora de ir às compras, os pais devem ficar atentos na diferença de preços que podem variar de um estabelecimento para outro. Essa é uma das maneiras para não cair em ciladas e, consequentemente, acabar comprando um item com preço acima da média. “Ou seja, para economizar é preciso pesquisar”, afirmou a gerente do Procon, Luísa Ortiz.
Segundo ela, outro ponto importante aos pais são os itens de uso coletivo.
“A Lei Nº 9870/1999 proíbe estabelecimentos educacionais de solicitarem esse tipo de material. A lista de materiais escolares deve conter os itens que serão usados pelo próprio aluno durante o período escolar e poderão ser devolvidos no final do ano ou até mesmo reutilizados. Vale lembrar que a lei proíbe que o estabelecimento de ensino exija determinada marca”, explicou.
A gerente do Procon ressaltou ainda que as listas fornecida pelas escolas não podem incluir materiais de escritório, como álcool, envelope, clips, entre outros. “Na lista deve estar incluso somente aqueles itens que serão utilizados pelo aluno durante o período escolar”, afirmou.
Para outros esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato no Whatsapp Procon: (35) 9 9907- 3268.
Acesse nossas redes sociais e o canal no Youtube clicando abaixo:
Edwiges Peixoto
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Extrema
(35) 3435-2623