Procon Câmara de Extrema dá dicas para as compras de fim de ano
O órgão de defesa do consumidor recomenda que as pessoas fiquem atentas aos preços e aos sites de compras on-line durante as festas de fim de ano
Com o início do mês de dezembro muitas famílias já começam a planejar as celebrações de Natal e de Ano-Novo. Após dois anos de pandemia, em 2022 os cidadãos estão otimistas em ir às compras, podendo, assim, comemorar com seus entes queridos.
Embora a pandemia tenha feito com que o consumidor criasse o hábito das compras online, o período também abre espaço para as compras físicas, tendo em vista que as festas natalinas e também de Ano-Novo requerem mais atenção no momento da escolha, bem como, um negócio mais imediato.
Porém, toda euforia do consumidor na hora da compra deve andar lado a lado com a atenção, porque são nestes momentos que os golpes, valores abusivos e outras práticas irregulares podem ocorrer. Ou seja, além de ser uma excelente oportunidade para comprar, o consumidor deve se atentar para evitar prejuízos.
Assim, o Procon Câmara de Extrema, pensando no bem-estar do cidadão, traz dicas para as compras realizadas nos próximos dias:
- Faça uma pesquisa de preços dos presentes escolhidos, pois eles variam entre as lojas;
- No caso de compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado, verificando e escolhendo os sites comprovadamente seguros e conhecidos;
- Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados, assim como negócios exclusivamente via Whatsapp;
- É importante fazer a impressão do comprovante da compra, com a descrição do pedido, além de solicitar documentos contendo as informações de data de entrega do produto, nota fiscal e afins;
- Nas compras realizadas pela internet e as demais efetuadas fora do estabelecimento comercial (à distância), lembre-se que o consumidor tem um prazo de 7 dias após o recebimento da mercadoria para desistir da compra, com os valores restituídos, inclusive o do frete.
- Lembre-se que é permitida – mas não obrigatória! – a diferenciação de valores pelo vendedor de acordo com o meio de pagamento (à vista, dinheiro, cartão, etc).
De acordo com a gerente do Procon Câmara, Dra. Luísa Ortiz, “É preciso estar atento, sobretudo nesse período do ano em que nem todas as ofertas se apresentam boas para o consumidor, a longo prazo. Evitar o consumo abrupto, comprando com antecedência e realizando pesquisas de preços é uma forma de evitar possíveis gastos desnecessários”, afirma a Dra. Luísa.
Caso o consumidor tenha necessidade de passar em atendimento ou orientação junto ao Procon, o Órgão atende na Casa do Cidadão, localizada na Rua João Mendes, nº 67, Centro. Os atendimentos acontecem presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou remotamente, através do WhatsApp (35) 9-9907-3268.