Procon Câmara orienta sobre prazos de entrega de produtos adquiridos via internet
Compreenda como agir quando suas compras não chegam na data prevista.
Esperar pela entrega de produtos comprados via internet tornou-se corriqueiro nos últimos anos, e com o aumento da demanda cresceram também reclamações contra a demora na entrega ou não entrega dos produtos.
Após o segundo semestre, quando começam as movimentações de vendas referentes às compras de fim de ano, período em que são lançadas diversas promoções como a “Black Friday”, é necessário saber um pouco mais no que diz respeito aos direitos e deveres do consumidor, para que a compra não vire uma futura dor de cabeça.
O QUE DEVO FAZER QUANDO JÁ PASSOU O PRAZO E A EMPRESA NÃO ENTREGA O PRODUTO?
Quando o fornecedor não cumpre com o prazo de entrega pré-definido no início da compra, o consumidor poderá escolher uma das três opções seguintes, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), no art. 35: Cancelar a compra, exigindo o reembolso de tudo o que pagou; exigir a entrega o mais rápido possível; ou aceitar que seja entregue outro produto ou prestação de serviço equivalente.
Vale ressaltar que a escolha de uma das três soluções cabe somente ao cliente, ou seja, a empresa não pode dizer o que o consumidor deve escolher. Além de que, o fornecedor não pode dizer que não aceita o pedido do cliente.
COMPREI UM PRODUTO PARA USAR EM UMA DATA ESPECÍFICA, MAS NÃO CHEGOU: E AGORA?
Quando a compra é realizada para um evento específico, como comemorações de aniversários, formaturas, casamentos ou até mesmo para decoração de festa, o consumidor, além de poder escolher entre as três soluções citadas acima, neste caso, poderá pedir indenização por perdas e danos, referente aos transtornos passados.
COMO DEVO NOTIFICAR O FORNECEDOR DA MINHA DECISÃO?
O cliente poderá contatar o fornecedor da sua decisão através de ligação telefônica (lembre-se de sempre anotar o número de protocolo). Se a empresa não fornecer o número de protocolo, peça o nome do funcionário e anote o horário da ligação, além de informar a solução via e-mail ou chat, no site da empresa.
Guardar o número do protocolo de atendimento e prints de conversa vão ajudar futuramente no momento de manifestar sua reclamação no Procon.
Caso o cliente tenha solicitado o cancelamento, mesmo assim o produto foi entregue, o consumidor pode recusar receber o produto.
O Procon Câmara ajuda o cidadão que se sentir lesado em relação a prazos de entregas. O atendimento é realizado de forma presencial na Casa do Cidadão, Rua João Mendes, n° 67, no Centro, e também remotamente, através do aplicativo WhatsApp pelo número (35) 9-9907-3268.