Procon Extrema alerta sobre o golpe do boleto falso
O Procon da Câmara de Extrema tem atendido casos de pessoas que foram vítimas do golpe do falso boleto bancário e, para proteger os consumidores contra as práticas criminosas que envolvem esse tipo de falsificação, o órgão traz algumas orientações que ajudam a evitar esse tipo de fraude.
Antes de pagar qualquer boleto bancário, o consumidor deve verificar os dados impressos, como CNPJ da empresa emissora do boleto, data de vencimento do título e se o valor cobrado corresponde ao devido. A dica vale tanto para os boletos impressos por meio da internet quanto para os que chegam à residência pelos Correios. O beneficiário sempre deve ser a empresa com a qual o consumidor possui o débito e nunca uma pessoa física.
Também é fundamental conferir se os três primeiros números do boleto correspondem ao código do banco emissor. Se não baterem, não faça o pagamento e procure o fornecedor. É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio do link https://portal.febraban.org.br
Uma característica comum do boleto falso é a impossibilidade de leitura do seu código de barras. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a digitar manualmente a sua numeração. Vale lembra também que ao efetuar pagamento por PIX, sempre confira atentamente os dados do favorecido antes de efetivar a transação financeira.
“Em caso de adulteração e fraude em boletos bancários, a pessoa lesada deve registrar o boletim de ocorrência e procurar as vias judiciais. O Procon Legislativo também encontra-se à disposição da população para eventuais dúvidas e instruções”, destacou a gerente do órgão, Dra. Luísa Ortiz.
O consumidor que procura atendimento presencial pode comparecer ao departamento localizado na Casa do Cidadão. Os telefones de contato são (35) 3435-2052 3435-1648 e o funcionamento acontece entre segunda e sexta, das 8h às 17h (sem intervalos para o almoço). Mais informações podem ser obtidas também via Plantão WhatsApp (para atendimento online/remoto) pelo número (35) 9-9902-3268.
SAIBA IDENTIFICAR UM BOLETO FALSO
Confira números e valores – Observe se os números indicados no boleto são reais. Fique atento ao valor indicado no campo valor documento, o número da Agência e o Código do Cedente. Caso esses números estejam alterados, entre em contato com sua prestadora de serviços imediatamente para a verificação. Confira ainda os três algarismos iniciais, pois estes números identificam o banco que emitiu o boleto. Essa identificação segue uma tabela da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Fique atento ao código de barras – O código de barras é único e representa o código numérico, ou seja, digitar aquela sequência de números equivale a representação gráfica do pagamento envolvido. Código de barras apagados ou com lacunas, devem receber atenção, pois isso é um meio de levá-lo a digitar a combinação que encaminhará o valor pago para uma conta não desejada.
Proteja seus dados – Não forneça seus dados de modo equivocado. Ao entrar em um site, confira a indicação de segurança do seu navegador. Verifique se o site está indicado como seguro, ou seja, que possui Certificado Digital SSL, assegurando que qualquer informação sua trocada com aquele domínio estará protegida.