Procon Câmara marca presença no ‘Encontro Brasileiro de Procons’ em Juiz de Fora/MG
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor da cidade mineira de Juiz de Fora promoveu nos dias 30 e 31/5 e 1°/6 o “Encontro Brasileiro de Procons”. O seminário contou com palestrantes e convidados de todo o Brasil e abordou temas pertinentes aos Direitos do Consumidor, bem como temáticas que abordam a estruturação de órgãos e regionais em todo país.
O Procon da Câmara de Extrema marcou presença. Foi o 1º encontro presencial e oficial pós-pandemia com o tópico “Critérios Processuais e Políticas de Gestão para PROCONS”. Também foram ministradas palestras sobre a gestão e a estruturação do órgão, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), processo administrativo, discalização das relações de consumo e temas atuais do Direito do Consumidor.
Dra. Luísa Ortiz, gerente do Procon Legislativo, representou a Câmara de Extrema. “Foram dias profundamente proveitosos. É importante a participação em tais eventos, sobretudo no que diz respeito à obter novas ideias, propostas e acompanhar tudo o que está sendo criado e pacificado no Direito do Consumidor no período pós-pandemia. A troca de experiências, o aprimoramento e atualização dos gestores e servidores públicos é de extrema relevância para que os Procons prestem sempre um serviço de excelência aos consumidores. É ainda uma grande oportunidade para que, através de propostas apresentadas pelos Procons e outros órgãos possam promover e integrar serviços relacionados ao público consumerista, no âmbito da administração pública”, acrescentou ela.
Abordagens envolvendo a adequação dos sistemas utilizados para cadastro e andamento das reclamações nos Procons, como o SINDEC, que será eventualmente substituído pela plataforma do ProConsumidor, foram debatidas. “Apesar de apenas termos implantado o SINDEC no ano passado, o que foi uma grande conquista, já estamos em fase de curso e implantação dessa nova plataforma, o ProConsumidor”, disse Dra. Luísa. “Com isso, buscamos melhorar cada vez mais a efetividade dos serviços prestados ao consumidor extremense, pois é uma área que está em constante mutação, e não podemos, de forma alguma, deixar de acompanhar”.
Lembrando que caso o munícipe precise passar em atendimento ou orientação no Procon Câmara, pode buscar o órgão presencialmente na Casa do Cidadão que fica à Rua João Mendes, N° 67, Centro, ou através do atendimento online, via WhatsApp, no número (35) 9-9907-3268. (ASCOM/CME; Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986-MG)