Junta Militar da Casa do Cidadão alerta para prorrogação do alistamento
Jovens que completam 18 anos em 2022 têm até 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. De acordo com o decreto assinado pelo Governo Federal fica estabelecido que o jovem que atinge a maioridade pode realizar o seu cadastro de forma presencial ou online pelo site https://alistamento.eb.mil.br/ e no aplicativo do Exército Brasileiro.
EM EXTREMA – A 082ª Junta do Serviço Militar (JSM) da Casa do Cidadão oferece o atendimento presencial. Para se alistar é preciso levar a carteira de identidade, a certidão de nascimento e o comprovante de residência. “O jovem precisa estar munido de toda a sua documentação para efetivar o alistamento. Pelo fato de Extrema ser um município não tributário, nenhum cidadão alistado é convocado para a seleção do serviço militar obrigatório, tornando assim o processo muito mais rápido e prático. Em outras cidades brasileiras onde acontece a seleção pode chegar até dois anos até a conclusão de todos os processos. Nosso serviço é bastante rápido e o prazo que envolve o alistamento, a dispensa e a retirada do documento oficial é de apenas uma semana”, explicou o secretário da JSM, Anderson Adão.
RESTRIÇÕES
Quem não se alista sofre algumas sanções, pois o alistamento é um dever previsto em lei. Quando o cidadão não está quite com o serviço militar, a lei estabelece algumas restrições ao exercício pleno da cidadania. Dentre elas estão a impossibilidade de tirar passaporte e a carteira de trabalho ou ainda de se inscrever ou exercer cargo público.
Mais informações podem ser obtidas via Whatsapp pelo número (35) 9 8412-8058 ou diretamente pelo (35) 3435-6130. O e-mail da Junta Militar é administrativo@extrema.mg.gov.br (Fonte: ASCOM/CME; Léo Demeter – Jornalista / Mtb 13.986MG)