CAC Legislativo lembra para a data limite de emissão e regularização do título de eleitor
Termina na segunda-feira (4/5) o prazo para a emissão e a regularização do título eleitoral. Quem estiver com o documento cancelado e perder o prazo não poderá votar. O eleitor e a eleitora precisam ficar atentos à data limite para solicitar o título pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a sua situação para votar nas eleições gerais. Após esse prazo, o cadastro eleitoral é fechado para organização das Eleições 2022.
Os jovens que completarem 16 anos até a data do pleito, marcado para o dia 2/10, também já podem tirar o título. O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos. O serviço é oferecido gratuitamente na Casa do Cidadão da Câmara de Extrema.
TÍTULO CANCELADO – O eleitor que estiver com o título cancelado por não ter votado ou justificado a ausência às urnas por três pleitos consecutivos ou por não ter comparecido ao cadastramento biométrico obrigatório em seu município deve regularizar a situação efetuando a operação de revisão para poder votar nas eleições deste ano.
ATENDIMENTO ONLINE – Antes de o eleitor solicitar a operação de revisão ou transferência, o primeiro passo é checar online se tem débito com a Justiça Eleitoral. Se tiver, basta emitir a guia pelo site do TRE, efetuar o pagamento e aguardar um prazo de até cinco dias para processamento no sistema.
CONSULTE DÉBITOS ELEITORAIS – Após a quitação da multa, o eleitor deve solicitar a revisão ou transferência por meio do preenchimento do Formulário Título Net, anexando documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência, fotografia selfie com o documento e comprovante de quitação militar.Vale ressaltar que neste momento o atendimento presencial nos cartórios eleitorais está suspenso, só sendo possível em casos excepcionais.
Para esclarecer dúvidas ou agendar atendimento presencial, em caso de necessidade comprovada, o eleitor pode entrar em contato por e-mail com a sua zona eleitoral.
ELEIÇÕES 2022
As eleições estão marcadas para 2/10, que é a data em que os brasileiros vão eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30/10.
Segundo a diretora do CAC, Dra. Patrícia Messiano Stopa Santos, o munícipe deve comparecer a Casa do Cidadão portando RG, CPF, Comprovante de residência e Certificado de Reservista quando homens maiores de 18 anos. “O comprovante de residência tem que estar no nome da pessoa ou parente próximo (exemplo: pai, mãe e irmão). Caso não possua, o munícipe deve solicitar uma declaração de residência no PSF do bairro em que reside”, esclareceu Dra. Patrícia.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (35) 3435-2052 ou via aplicativo Whatsapp (35) 9 9839-1153. O e-mail é cac@camarextrema.mg.gov.br (Fonte: ASCOM/CME; Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986MG)