SEPLAG oficializa acordo de convênio para implantação do UAI na nova Casa do Cidadão
A Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão (SEPLAG) de Minas Gerais enviou à Câmara de Extrema o Ofício Nº 185/2022 firmando o acordo de celebração de convênio para a implantação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no município. O serviço estará disponível na nova sede da Casa do Cidadão, que será construída na Rua Clementino de Oliveira Paula, Nº 283, na região central da cidade. A decisão contou ainda com o aval da Superintendência de Canais de Atendimento (SCCA) do Governo de Minas Gerais que endossou a disponibilidade do serviço gratuito que irá ampliar a qualidade do atendimento prestado pelo Legislativo.
O layout do projeto arquitetônico e toda a estrutura interna da nova sede da Casa do Cidadão que abrigarão a unidade do UAI foram aprovados pelo órgão. No ofício, a diretora Central de Atendimento Presencial, a SCCA e a SEPLAG, Marina Kleinhappel Andrade, avaliaram como positivo o espaço que agregará mais este serviço à comunidade de Extrema.
“O UAI é uma importante ferramenta virtual altamente moderna e eficaz de fácil acesso para toda a população. O sistema poderá disponibilizar serviços públicos da Polícia Civil, DETRAN, COPASA e outros atendimentos de utilidade social. A implantação irá gerar muitos benefícios como a redução de custos operacionais e do tempo de espera e de atendimento, disponibilidade em horário integral de atendimento, 100% de segurança na realização dos serviços, múltiplos órgãos e serviços com apenas um clique, relatórios estatísticos em tempo real, atendimento de pessoas com necessidades especiais e outras vantagens”, explicou o presidente da Câmara, Sidney Soares Carvalho – o Walderrama.
Na plataforma institucional da SEPLAG consta ainda a transparência das atividades oferecidas, como consulta de atestados de antecedentes criminais, emissão de Documentos de Arrecadação do Estado (DAEs), consulta às informações sobre veículo e do condutor, emissão de 2ª via de contas (água e luz), certidão negativa de débitos e muitos outros. “Nosso maior desafio é entregar um serviço de qualidade para o cidadão de forma que possa agilizar a sua vida sem a necessidade dele enfrentar uma fila em uma unidade de atendimento. Era necessária uma solução que oferecesse acesso aos serviços de forma rápida e reduzisse as filas nas unidades de atendimento. A Casa do Cidadão é estratégica para a colocação deste sistema devido á logística e registro diário de atendimento”, acrescentou o vereador.
A unidade UAI Extrema também oportunizar terminais de autoatendimento para agendamento. “A Câmara vem trabalhando para melhorar a vida da extremense na promoção de políticas públicas que fomentam o desenvolvimento humano. É compromisso e responsabilidade com a melhoria a qualidade de vida da nossa população”, finalizou Walderrama. (Fonte: ASCOM/CME; por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG)