Procon Câmara aborda a importância do Dia do Consumidor
Para falar sobre o Dia do Consumidor, lembrado na terça-feira (15/3), a diretora do órgão, Dra. Luísa Ortiz, participou ao vivo da programação da Rádio Portal 106,5 FM. Ela foi questionada sobre a importância da data e do papel do órgão na defesa do consumidor.
“Acho importante falar sobre a origem dessa data que é celebrada em todo o mundo desde meados de 1962 e se transformou em um marco na defesa dos direitos dos consumidores. O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor foi criado em homenagem a um discurso feito pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, em 15/3 do mesmo ano. Na oportunidade, Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso Americano reforçando a importância dos direitos dos consumidores e provocando debates em todo o mundo. Foram, então, estabelecidos quatro princípios fundamentais de garantia aos consumidores: escolha, informação, segurança e ser ouvido”, contou Dra. Luísa. Ainda de acordo com ela, em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) relembrou o discurso de Kennedy ao aprovar diretrizes para construir novas leis em benefício das relações de consumo.
Ainda de acordo com ela, a data pode até parecer “um pouco americanizada”, mas como em muitos feriados celebrados no Brasil, existe uma forte relação com os brasileiros. “O dia foi acompanhado pela instituição do Código de Defesa do Consumidor, Lei Nº 8.078, de 11 de março de 1990, sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Mello, e que migrou para comemorações que atualmente se estendem durante a semana. Apesar de se falar em Dia do Consumidor, a gente tem visto muito nas redes sociais e nos comércios a chamada Semana do Consumidor. Isso tem a ver com o comércio em geral. É fato que, depois das comemorações de final de ano, o comércio começou a sentir uma baixa nas vendas. A partir do mês de janeiro, muitos comerciantes e pequenos empresários perceberam o ‘baque’ dessa variação. Esta é umadata com potencial para aumentar as vendas nessa época – e ela deixou de se limitar a apenas um dia. Isso relembra aBlack Friday, que inicialmente era apenas um dia e se estendeu para quase todo o mês de novembro’”, explicou a diretora.
DICAS DO PROCON
Para quem está pensando em aproveitar a semana para comprar, deve-se ficar bastante atento ao orçamento, às compras online e, principalmente, desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade, até porque os golpistas usam essa semana para praticar os mais diversos crimes. “Nós conseguimos notar um aumento significativo, normalmente durante alguma data comemorativa, quando os consumidores ficam vulneráveis às ofertas enganosas. Em caso de dúvida, procure o Procon da Casa do Cidadão para tirar as dúvidas. Estamos prontos para atender e dar todo o respaldo que a comunidade tanto precisa”, finalizou Dra. Luísa.
O Proconda Câmara atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17, sem intervalo no almoço. O endereço é Rua João Mendes, Nº 67, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 9 9907-3268 e 3435-2052. O e-mail é procon@camaraextrma.mg.gov.br (Fonte: ASCOM/CME; Por Léo Demeter – Jornalista / Mtb 13.986 MG)