CAC alerta para as novas regras da aposentadoria por idade urbana

Todas Notícias

CAC alerta para as novas regras da aposentadoria por idade urbana

25/02/2022 | 14:52

CAC alerta para as novas regras da aposentadoria por idade urbana

Como fica a aposentadoria para quem tem mais de 50 anos? - UGT - União  Geral dos Trabalhadores

A Reforma da Previdência que ocorreu no ano de 2019 estabeleceu uma idade mínima para pedir a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de 62 anos para mulheres, e 65 anos para homens, além de um tempo mínimo de contribuição. Porém, para aqueles que estavam próximos de se aposentar foi formulada uma regra de transição, ou seja, um período de adaptação que permite ter o benefício concedido mais rapidamente.

Na aposentadoria por idade, a lei já estabelecia que os homens deveriam ter, ao menos, 65 anos de idade. Assim, nessa regra de transição, a mudança é na idade mínima da mulher.

Além do requisito idade o contribuinte que possuir no mínimo 15 anos de contribuição e 180 meses de carência.  “Com a regra de transição a idade mínima da mulher vem aumentando 6  meses por ano e neste ano de 2022 podem se aposentar as mulheres que completem 61 anos e 6 meses e a partir de 2023 a idade mínima passa a ser  62 anos”, comentou a diretora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara, Dra. Patrícia Messiano Stopa.

Ela explicou que a pessoa pode realizar a simulação. “Para conhecer as orientações e regras, os cidadãos precisam retirar uma senha de acesso na agência no INSS que fica na Rua Alcebíades Gilli. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, ou comparecer À Casa do Cidadão munido da senha e das Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e dos carnês de contribuição”, finalizou.

Saiba mais pelo site www.camaraextrema.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3435-2623. (Foto: Reprodução/Divulgação – ASCOM/CME / Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986/MG)