População é beneficiada com a plataforma SINDEC no Procon

Todas Notícias

População é beneficiada com a plataforma SINDEC no Procon

13/10/2021 | 8:50

População é beneficiada com a plataforma SINDEC no Procon

O Procon Legislativo é uma das maiores apostas no atendimento social de Extrema. O serviço, criado por meio da Resolução Nº 146/2021 pela Câmara dos Vereadores, integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e auxilia a comunidade nos assuntos que norteiam o Código de Defesa do Consumidor.

O órgão legislativo extremense vem com novidades para a população. Acaba de ser implantada a plataforma do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). Basicamente, é um programa que possibilita o registro de todas as demandas individuais de consumidores levadas aos Procons integrados, dando mais celeridade aos atendimentos. “Teremos agora acesso às informações registradas em bancos de dados estaduais, que são diretamente consolidados numa base nacional. A proteção e a orientação do consumidor são fatores que regem o trabalho da instituição. A implantação do SINDEC em um Procon Legislativo, que é o nosso caso, é realizada através de um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público de Minas Gerais (MPPG), com a interveniência do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Esse acordo é muito interessante porque permite que as nossas prerrogativas administrativas sejam ampliadas”, explicou a diretora, Dra. Luísa Ortiz.

Segundo ela, quem ganha com o benefício é a população que utiliza os serviços gratuitos que são oferecidos na Casa do Cidadão. “Na verdade, nós temos um sistema de atendimento interno utilizado na Casa do Cidadão que nos permite gerar termos de reclamação e orientação, relatórios e tudo o mais. Mas o SINDEC é mais amplo, nos concede fazer CIPS (Cartas de Informações Preliminares) eletrônicas, que grande parte das empresas adere como forma de resolução amigável do conflito. Também permite agendamento de audiências administrativas e intimações automáticas das empresas cadastradas. Enfim, é como finalmente colocar Extrema no mapa dos órgãos de defesa do consumidor do Estado, o que é muito satisfatório”, explicou a diretora.

TECNOLOGIA A FAVOR DO CIDADÃO

Novamente a tecnologia melhora a prestação do serviço público prestado pela Câmara ao munícipe. O Procon vem registrando inúmeros atendimentos que são resolvidos de forma preliminar. “Estamos conseguindo resolver as demandas dos consumidores sem precisar dar continuidade à reclamação, o que desafoga bastante o volume de retornos; mas isso também depende da política de atendimento da empresa, às vezes é preciso insistir um pouquinho mais”, explicou Dra. Luísa.

Mais informações sobre Procon de Extrema podem ser obtidas pelos telefones (35)  9 9907-3268 e 3435-2052. O e-mail de contato é procon@camaraextrema.mg.gov.br