Comunidade valida aprovação de projetos voltados à saúde da população carente
Câmara aprova mais de R$ 1,6 milhão em projetos que beneficiam a saúde do extremense
De janeiro até o momento, a Câmara dos Vereadores de Extrema vem trabalhando com bastante atenção e prioridade nas pautas que promovem o estudo e a aprovação dos projetos de leis que tratam da saúde das pessoas em estado de vulnerabilidade social. Até o mês de setembro desse ano já passou pela validação dos parlamentares um total de R$ 1.676.031,92. A quantia já beneficiou 275 pessoas e é destinada ao custeio de exames e tratamentos médicos, em investimentos e no custeio de operações e cirurgias emergenciais, na realização de exames laboratoriais e de procedimentos cirúrgicos, além de aquisições de equipamentos hospitalares e outras benfeitorias à comunidade.
As proposições, criadas pelo Executivo, passam por uma criteriosa análise dos edis. Além da seriedade com a vida – que é bem maior de uma pessoa – principalmente neste período de enfrentamento da Covid-19, a Câmara Municipal vem tratando com cuidado cada caso. O bem estar dos extremenses é um compromisso que vem sendo seguido à risca pela Casa de Leis.
Além dos projetos de saúde, o Legislativo deu apoio às diversas ações voltadas ao enfrentamento de combate do novo coronavirus. Neste período de emergência sanitária, o município vem se mobilizando para suprir as demandas mais urgentes da comunidade, afim de amenizar os impactos econômicos e sociais causados pelas restrições impostas pela crise pandêmica. O objetivo é conter a disseminação da doença e dar suporte para que o cidadão tenha mais dignidade e suporte social.
As estudantes Lais de Paiva Santos e Yasmin Nascimento destacaram como fundamental a priorização da saúde nos trabalhos legislativos. Para elas, é um tema que exige atenção total por parte das representações públicas: “Não se brinca com a saúde, ainda mais num período onde a Covid-19 ainda não acabou. A Câmara está de parabéns por antepor este assunto!”. Para Matheus Peter Umbelino de Jesus, os vereadores devem continuar a pautar o tema como relevante. “Muitas famílias não têm condições de arcar com uma consulta ou mesmo uma cirurgia. Por isso é importante que esses projetos sejam votados com urgência, pois lidamos com vida”, disse.
Maria Aparecida Santos Conceição mora na zona rural de Extrema. Ela acompanha as sessões da Câmara pela internet. Segundo ela, a transparência dos atos institucionais e a priorização dos projetos de saúde devem ser seguidos à risca pela Casa. “Estão todos de parabéns. Extrema cresceu e com ela os problemas vieram juntos, o que é um reflexo do progresso. Por isso é preciso total atenção com a população que mais precisa. Estão todos trabalhando corretamente. Continue assim, lutando pela gente!”, pontou.
Sabrina Cristina do Prado Chagas é uma cidadã que precisou da ajuda da Prefeitura para custear o tratamento médico do seu pequeno. “Felizmente o projeto foi pautado na Câmara com urgência. Os vereadores convocaram uma reunião extraordinária e pudemos arcar com o custeio médico. Meu filho está recuperado e todos nós ficamos muito felizes com a atenção dada”, contou.
Para o jovem Matheus Peter Umbelino de Jesus, a saúde sempre deve estar no topo dos debates do Legislativo. “Estamos vivendo uma pandemia e a saúde necessita de mais cuidado. Sempre vemos os vereadores aprovando projetos que trazem bem estar pra população mais pobre e isso é algo muito importante”, frisou. Wagner Gonçalves Viana e Alessandro dos Santos Geraldi concordam com Matheus. “Tudo o que trata de saúde é importante, pois é a maior riqueza que nós temos. Estamos satisfeitos com o trabalho de todos”, acrescentaram.
Dona Maria Cabral de Lima mora no bairro da Roseira I. Sempre que precisa ela acompanha as transmissões das reuniões que são transmitias ao vivo nos canais oficiais do Legislativo. “Fico muito contente em ver que todos os vereadores debatem o melhor pra nossa população, principalmente quando um pai ou mãe procura ajuda e apoio para tratar da saúde de um filho. É gratificante!”, contou emocionada. Já para Joanita, que é mãe de Fernanda Pereira da Silva, um dos maiores segredos para ser feliz é saber que os filhos somam saúde. “Hoje atravessamos uma pandemia que ainda traz riscos para a qualidade de vida de todos e tem pais que não podem pagar um tratamento nem mesmo uma consulta para um ente. Saber que o Legislativo está de prontidão para aprovar estes projetos que trazem bem estar pra quem realmente precisa enche os olhos e o coração da gente!”, destacou a mãe.