CAC alerta beneficiários do INSS: tentativas de golpe continuam envolvendo revisões

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CAC alerta beneficiários do INSS: tentativas de golpe continuam envolvendo revisões

01/10/2021 | 15:21

CAC alerta beneficiários do INSS: tentativas de golpe continuam envolvendo revisões

Golpistas costumam abordar os segurados para tentar obter dados pessoais

GOLPE – O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Extrema atenta para os beneficiários do INSS: golpistas ainda estão se aproveitando das revisões para tentar obter dados pessoais dos segurados. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.

A diretora do CAC, Dra. Patrícia Messiano Stopa Santos informou que para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento a algumas dicas. São elas:

– Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;

– Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;

– O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;

– O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.

– Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.

– S pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);

– É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;

O QUE FAZER EM CASO DE TENTATIVA DE GOLPE

Denúncias de tentativas de golpes podem ser realizadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. “Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso)”, instruiu Dra. Patrícia.


VEJA QUAIS SÃO AS REVISÕES DO INSS

Revisão administrativa – Neste caso, o INSS está notificando os beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União. Quem for convocado a apresentar documentos para regularizar o benefício deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).

Revisão de auxílio por incapacidade temporária – A revisão de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) vai começar em agosto. As convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União. Em todos os casos, o beneficiário sempre deverá agendar a perícia médica revisional por um dos canais oficiais de atendimento remoto: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou telefone 135.

Revisão dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC)O INSS realiza avaliação administrativa dos Benefícios de Prestação Continuada – BPC desde 2019. Neste trabalho, o órgão analisa se a pessoa que recebe o BPC possui outras fontes de renda oficiais que a tornem inelegível ao benefício. Quando um caso de renda incompatível com o BPC é identificado, inicia-se um processo de averiguação junto ao segurado, que terá prazo para defesa. Se após a análise o benefício for cessado, o segurado ainda terá direito a recurso. Nessa revisão, as convocações poderão chegar por carta ou publicação no Diário Oficial da União.

Quem for convocado deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135). Outras informações poder ser obtidas pelos telefones (35) 3435-2052, 3435-1648 ou (35) 99839-1153 (Plantão Whats CAC). O e-mail é cac@camaraextrema.mg.gov.br (Fonte: ASCOM/CME ; por Léo Demeter – Jornalista Mtb / 13.986 MG)